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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00013 - Tópicos Especiais - Inter/transdisciplinaridade, complexidade e a perspectiva (Est)ética

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Súmula:

As perspectivas da Complexidade (segundo Morin) e da Ético-Estética (segundo Deleuze-Guattari; e Bakhtin), suas instâncias de instauração, suas especificidades como modo de pensamento. Suas potencialidades para o pensamento inter/transdisciplinar. Suas possibilidades como operadores metodológicos na pesquisa e na formação nas Ciências Humanas/Educação. Implicações para a Educação na escola pública, considerando em particular os anos iniciais.

Objetivos:
- colocar em análise alguns conceitos centrais do Pensamento Complexo (E. Morin) e do Pensamento Ético-Estético (G. Deleuze e F. Guattari; M. Bakhtin) no âmbito das Ciências Humanas, em especial a Educação, tendo em vista o viés inter/transdisciplinar.
- avaliar a virtual potência dessas perspectivas teórico-conceituais e metodológicas como operadoras na pesquisa e na formação inter/transdisciplinares.
- considerar implicações políticas dessas perspectivas para a educação inter/transdisciplinar na escola pública, em particular os anos iniciais.

Programa (conteúdo):
1) Apresentação das perspectivas Complexa e Ético-Estética, segundo os referenciais do pensamento de moriniano, deleuzo-guattariano e bakhtiniano.
2) Discussão, no viés analítico, de conceitos relevantes para o pensamento inter/transdisciplinar na Pesquisa e na Formação.
3) Implicações metodológicas e político-pedagógicas da inter/transdisciplinaridade, numa ótica complexa e ético-estética, para a pesquisa e a formação em seus diferentes níveis.

Método de trabalho (principais atividades):
A disciplina centrará na discussão teórico-analítica e metodológica de alguns conceitos e posicionamentos oriundos das perspectivas complexa e ético-estética, relevantes para operar na pesquisa e na formação inter/transdisciplinar como modo de pensamento.
Interessa considerar, pari passu, a Pesquisa e a Formação em seus diferentes níveis, no âmbito das Ciências Humanas/Educação, centrando no pensamento e a prática inter/transdisciplinares segundo o viés das perspectivas complexa e ético-estética.
Também interessa avaliar algumas implicações para a escola pública, explorando uma dinâmica teórico-metodológica inter/transdisciplinar nas óticas complexa e ético-estética.
Ênfase será dada aos movimentos individual e coletivo de pesquisa textual/leituras, pelos participantes do seminário, preparando tópico de cada encontro, visibilizados mediante interação em Rede.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação levará em consideração a assiduidade, a participação nos espaços de discussão coletiva (presencial e em Rede), as contribuições para as temáticas em pauta, e a apresentação de um tópico de reflexão crítica ao final do seminário, organizando as contribuições ao longo do seminário.


Bibliografia sugerida:

1. MORIN, E. Por uma reforma do pensamento. In: A. PENA-VEGA; E.P. do NASCIMENTO (orgs.). O pensar complexo; Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro, Garamond, 1999.

2. PHILIPPI JR, A.; SILVA NETO, A.J. (orgs) Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. SP, Manole, 2011. (vários autores):
- capítulo 1 - Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade.
- capítulo 3 – Especificidades e desafios da interdisciplinaridade.
- capítulo 21 – Interdisciplinaridade na ótica do programa de pós-graduação em informática na educação da UFRGS.
- capítulo 24 – Complexidade e interdisciplinaridade: realidades e experiências de pesquisa.

3. BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. SP, Martins Fontes, 2003.
- adendo 6 – Metodologia das Ciências Humanas.
- adendo 3 – Reformulação do livro sobre Dostoievski.

4. GUATTARI, F. As três ecologias.Campinas, Papirus, 1995

5. GUATTARI, F. Caosmose; um novo paradigma estético. RJ, Ed 34, 1993.
- capítulo 4 – O novo paradigma estético.
- capítulo 7 – Práticas analíticas e práticas sociais.

6. AXT, M.
- artigo: Do pressuposto dialógico na pesquisa: o lugar da multiplicidade na formação (docente) em rede. POA, Informática na Educação; teoria&prática. V.11, n.1, 2008
- artigo: Mundo da vida e pesquisa em educação: ressonâncias, implicações, replicações. POA, Letras de Hoje, v.46, n.1, 2011.
- capítulo Trajetos-imagens: por uma cronotopia dos sentidos na pesquisa. In: A.V. ZANELLA; J. TITTONI (orgs.). Imagens no pesquisar: experimentações. POA, Dom Quixote, 2011.
- capítulo Inter/transdisciplinaridade: a perspectiva ético-estética como um modo de pesquisar formar. (inédito).


Professor responsável: Margarete Axt

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Tópicos Especiais

Carga horária: 45

Créditos: 3




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