Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Competências em Educação a Distância e Recomendação de Objetos de Aprendizagem

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina pretende discutir o conceito de Competências em Educação a Distância e seus elementos e a Recomendação de Objetos de aprendizagem. Para isso relaciona interdisciplinarmente a tecnologia digital e a Educação. Partindo do conceito de competências, pretende-se abordar seus domínios e recursos mobilizadores, aprofundando o domínio tecnológico e o social.
Serão utilizados o ambiente virtual de aprendizagem ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem -, disponível em http://www.ead.ufrgs.br/rooda ., o Recomendador de Objetos de Aprendizagem por Competências RECOACOMP e o Editor de Texto Coletivo ETC.

Objetivos:
Propiciar ao aluno um embasamento teórico-prático necessário para trabalhar com os temas propostos. A partir desta experiência, os discentes irão desenvolver um artigo em equipe através do ETC, elencando os assuntos abordados durante a disciplina.

Programa (conteúdo):

1. Competências, elementos e domínios: visa discutir o conceito de competência e seus elementos constituintes caracterizados pelos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). Também mostra como as competências podem ser organizadas e compreendidas em diferentes perspectivas.
2. Domínio Social: Competências relacionadas aos aspectos sociais e a relação com a EAD, dando foco ao trabalho em equipe.
3. Domínio Tecnológico: Competências relacionadas à tecnologia e sua relação com a EAD.
4. Recomendação de Objetos de Aprendizagem por competências - conceito de recomendação de conteúdos e o uso da ferramenta RECOACOMP.
5. Editor de Texto Coletivo - ETC e o Trabalho em Equipe.

Método de trabalho (principais atividades):
Uso do AVA institucional UFRGS, ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem - desenvolvido pelo NUTED – Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação – e disponível em http://ead.ufrgs.br/rooda.
O aluno deverá entrar com seu número de cartão UFRGS e senha do Portal do Aluno/Servidor da UFRGS.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Serão considerados as contribuições nas aulas presenciais; a presencialidade on-line através dos registros de cada aluno nas funcionalidades do ROODA utilizadas na disciplina, tais como Fórum, Diário de Bordo e webfólio; o envolvimento e a participação do aluno nas produções em equipes e/ou individuais



Bibliografia sugerida:

As referências bibliográficas estarão disponíveis na página da disciplina e na Biblioteca do ROODA.

BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Modelos Pedagógicos para a Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI. In: ______. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Trad. Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 15-46.

COSTA, Fernando Albuquerque et al. Competências TIC: Estudo de Implementação. Plano Tecnológico da Educação de Portugal. v. 1, ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação, Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 mar 2010.

LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Marcelo (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

______. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2 ed. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2001.

______. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Bibliografia elencada nos seguintes objetos de aprendizagem:

Arquead - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2007/arqueads/index.html

Gestead - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2008/gestead/

Compead - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/compead/inicio.html

CompMap - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2010/compmap/

Docial - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2012/Docial/index.html

CompRecEAD - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2013/CompRecEAD/

CORONADO, M. Competências Docentes - ampliação, enriquecimento e consolidação da prática profissional. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas Y Material Didáctico, 2009.
ZABALLA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MOTTA, Claudia L. R. da et al. Sistema de recomendação. In: PIMENTEL, Mariano; FUKS, Hugo (Org). Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

BARCELLOS, C. D.; MUSA, D. L.; BRANDÃO, A. L.; WARPECHOWSKI, M. RENOTE, Sistema de Recomendação Acadêmico para Apoio a Aprendizagem. Porto Alegre, v. 5, n.2, 2007.

CAZELLA, S. C.; SILVA, K. K. da; BEHAR, P. A.; SCHNEIDER, D.; FREITAS, R. RENOTE, Recomendando Objetos de Aprendizagem baseado em Competências em EAD. Porto Alegre, v.9, n.2, 2011.

CAZELLA, S. C. ; BARBOSA, J. ; REATEGUI, Eliseo ; BEHAR, P. . Recommending Academic Papers for Learning Based on Information Filtering Applied to Mobile Environments. In: Francisco Milton Mendes Neto (Rural Federal University of Semi-Arid, Brazil). (Org.). Technology Platform Innovations and Forthcoming Trends in Ubiquitous Learning. 1ed.Amsterdam: IGI, 2013, v. 1, p. 1-317.

NUNES, M. A. ; CAZELLA, S. C. . O que sua personalidade revela? Fidelizando clientes web através de Sistemas de Recomendação e traços de personalidade. In: Patrícia Vilain; Valter Roesler. (Org.). Tópicos em banco de dados, multimídia e Web. 1ed.Florianópolis: Sociedade Brasileira de Computação, 2011, v. 1, p. 91-122.

CAZELLA, S. C. ; Nunes, M. A. ; REATEGUI, Eliseo . A Ciência da Opinião: Estado da arte em Sistemas de Recomendação. In: André Ponce de Leon F. de Carvalho; Tomasz Kowaltowski. (Org.).. (Org.). JAI: Jornada de Atualização em Informática da SBC. Rio de Janeiro: Editora da PUC Rio, 2010, v. , p. 161-216.

CAZELLA, S. C. ; DRUMM, J. ; BARBOSA, J. . Um serviço para recomendação de artigos científicos baseado em filtragem de conteúdo aplicado a dispositivos móveis. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 22, 2010.

CAZELLA, S. C. ; MASIERO, Tiago ; REATEGUI, Eliseo . UTILIZANDO SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO NA CRIAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. 1-10, 2006.

SANTOS, O. C.; BOTICARIO, J. G.Educational Recommender Systems and Technologies:
Practices and Challenges. Acessado em: Outubro/2013. Disponível em: http://www.cs.ucy.ac.cy/~george/IGI2012.pdf

JANNACH, D. ; FRIEDRICH, G. Tutorial: Recommender Systems. In International Joint Conference on Artificial Intelligence. Beijing, August 4, 2013. Acessado em: Outubro/2013. Disponível em: http://ijcai13.org/files/tutorial_slides/td3.pdf

MANOUSELIS,N.;DRACHSLER, H.;VUORIKARI, R.;HUMMEL, H. Recommender Systems in Technology Enhanced Learning. Acessado em: Outubro/2013. Disponível em: http://dspace.ou.nl/bitstream/1820/3086/1/RecSys_Handbook-preliminary_version.pdf



Professor responsável: Patricia Alejandra Behar

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs