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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00030 - Leitura Dirigida: Emoção e Afetividade na Teoria Sócio-Histórica

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Súmula:

Discussão e análise da produção científica vinculada à perspectiva sócio-histórica no âmbito da afetividade e da emoção. Análise do emocional na constituição da subjetividade e do entrelaçamento cognição-afeto no processo de desenvolvimento humano.

OBJETIVOS:
- Investigar as concepções sobre afetividade e emoções nas produções de Vygotsky e pesquisadores contemporâneos alinhados com a Teoria Sócio-Histórica;
- Analisar criticamente os conceitos e imbricações para os processos educativos, especialmente nos processos inclusivos;
- Analisar os conceitos de intersubjetividade e de significação na perspectiva inclusiva à luz da Teoria Sócio-Histórica.

PROGRAMA:
- Emoção e afeto
- Cognição e afetividade : dimensões de desenvolvimento;
- A perspectiva sócio-histórica no processo de desenvolvimento: a significação e subjetividade nos processos inclusivos.

METODOLOGIA:
Leitura, análise e discussão em grupo acerca dos textos selecionados.

AVALIAÇÃO:
Trabalho final teórico tomando como base os textos selecionados para leitura e as discussões em sala de aula.


Bibliografia sugerida:

- LANE, Silvia T. M.; ARAÚJO, Yara (orgs.). Arqueologia das emoções. Petrópolis, Vozes, 2000.

- LANE, Silvia T. M.; CAMARGO, Denise de. Contribuição de Vigotski para o estudo das emoções. In: LANE, Silvia T. M.; SAWAIA, Bader B. (orgs.). Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Brasiliense EDUC, 1995, p. 115-131.

- LEITE, Ivanise. Emoções, sentimentos e afetos (Uma reflexão sócio-histórica). Araraquara, JM Editora, 1999.

- MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. Emoções humanas e significação numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano: um estudo teórico da obra de Vigotski. Campinas, SP: [s.n.], 2010.

- MOLON, Susana Inês. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. São Paulo: Educ, Fapesp, 1999.

- OLIVEIRA, Ivone Martins. O sujeito que se emociona: signos e sentidos nas práticas culturais. Campinas, SP: [s.n.], 2001.

- OLIVEIRA, M. K. O problema da afetividade em Vygotsky. In: Y. de La Taille; H. Dantas; M. K. Oliveira (Orgs.). Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. (p. 75-84). São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1992.

- OLIVEIRA. M. K. de; REGO, T. C. Vygotsky e as complexas relações entre cognição e afeto. In: ARANTES, Valéria Amorim (org.); AQUINO, J.G. (coord.). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas, SP: Summus, 2003.

- REY, Fernando L. González. El lugar de las emociones en la constitución social de lo psíquico: El aporte de Vigotski. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, Julho/00, p. 132-148.

- VIGOTSKY, Lev. Teoría de las emociones – Estudio histórico-psicológico. Traducción: Judith Viaplana. Ediciones Akal S. A., Tres Cantos Madrid – España, 2004.


Professor responsável: Liliana Maria Passerino

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Leitura Dirigida

Carga horária: 30

Créditos: 2




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