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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Conhecimento e consciência III - Contribuições da epistemologia genética e das neurociências ao desenvolvimento cognitivo

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Súmula:

Bases biológicas e neurológicas do conhecimento e da consciência. Condições biológicas ou neurológicas, individuais e sociais do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem humana e suas implicações educacionais.

OBJETIVOS:
Trazer para a educação as contribuições do estudo neurológico da consciência, especificamente da obra de António Damásio, abordadas sob o ponto de vista da Epistemologia Genética, especialmente da obra Adaptação vital e psicologia da inteligência, de Piaget e Em busca de Espinosa, de Damásio. Estudo comparativo entre as ideias do criador da Psicologia e Epistemologia genéticas (Piaget) e uma das maiores autoridades em Neurologia da atualidade (Damásio).

PROGRAMA:
Estrutura e função: introdução à Epistemologia Genética. Os apetites e as emoções. Os sentimentos. Depois dos sentimentos. Corpo, cérebro e mente. Ideias de Espinosa. Adaptação vital e psicologia da inteligência. Problemas biológicos: genótipo e sistema epigenético; a complexidade dos fenótipos. Proposta de um modelo. O equivalente cognitivo da fenocópia. Relações entre fontes exógenas e endógenas no desenvolvimento dos conhecimentos. Equilíbrio cognitivo. Os instrumentos hereditários do conhecimento e as estruturas lógico-matemáticas. A neurologia da consciência. Sistema nervoso, percepção e aprendizagem. Significados desses processos para a aprendizagem e a educação.

METODOLOGIA:
Leituras das principais obras envolvidas nessa temática e apresentação de temas, organizados em grupos, em forma de seminários.

AVALIAÇÃO:
a) Frequência às aulas (trata-se de aula presencial, com 85% de frequência obrigatória; faltar duas semanas de aula equivale a faltar 17%; portanto, já ultrapassa o máximo de faltas permitido); b) Participação em aula – trata-se de um Seminário Avançado, i. é, a participação do aluno faz parte da própria aula, o que implica a leitura prévia dos textos estipulados para cada aula;
c) Apresentações de trabalhos de duplas/grupos conforme cronograma a ser combinado na primeira aula;
d) Pequeno paper – pequeno artigo , com elaboração pessoal, a ser entregue uma semana antes do final do semestre, com a síntese dos estudos do semestre;
e) Eventuais micro avaliações.

Bibliografia sugerida:

DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. Cia das Letras, 2011.
___. Em busca de Espinosa; prazer e dor na ciência dos sentimentos. Idem, 2004.
___. O mistério da consciência. Idem, 2000.
___. O erro de Descartes; emoção, razão e o cérebro humano. Idem, 1996.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento; ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognitivos. Ed. Vozes.
___. Comportamento, motor da evolução.
___. Adaptación vitale e psichologie de l’intelligence (há tradução espanhola, disponível na Só Cópias, Av. Oswaldo Aranha, 222. Fone: 3212-3416).
___. A tomada de consciência.
___. Fazer e compreender.
___. O nascimento da inteligência na criança. (Introdução)


Professor responsável: Fernando Becker

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




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