Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Envelhecimento Humano: um foco nas esferas educacional e tecnológica

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina pretende discutir sobre o envelhecimento humano nas esferas educacional e tecnológica. Para isso serão trabalhadas questões gerontológicas, com o intuito de discutir possíveis ações pedagógicas que podem ser adotadas com o referido público. Para tanto serão utilizados o ambiente virtual de aprendizagem ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem (disponível em http://www.ead.ufrgs.br/rooda), além de objetos de aprendizagem sobre os temas abordados.

OBJETIVOS:
Oferecer ao aluno embasamento teórico e prático sobre o processo de envelhecimento humano, a fim de discutir sobre a adoção de possíveis ações educacionais inclusivas com o público idoso.

PROGRAMA:
a) Envelhecimento humano: pretende-se discutir sobre os aspectos do envelhecimento humano, entre eles: psicológicos, sociais, biológicos e educacionais;
b) Gerontogogia: visa discutir sobre os aspectos educacionais da velhice, trazendo como ponto de discussão o desenvolvimento de competências com o público mais velho;
c) Gerontotecnologia: aborda questões relativas ao uso das tecnologias pelos idosos, tendo como base os benefícios e limitações que estão acarretam à vida do público mais velho;
d) Educação a distância para Idoso: traz para reflexão possíveis práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas com os idosos no virtual.

METODOLOGIA:
Uso do AVA institucional UFRGS, ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem - desenvolvido pelo NUTED – Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação – e disponível em http://ead.ufrgs.br/rooda.
O aluno deverá entrar com seu número de cartão UFRGS e senha do Portal do Aluno/Servidor da UFRGS.

AVALIAÇÃO:
Serão consideradas as contribuições nas aulas presenciais e produções virtuais registradas nas funcionalidades do ROODA utilizadas durante a disciplina. Também serão analisadas as participações e envolvimento do aluno nas produções em equipes e/ou individuais.


Bibliografia sugerida:

As referências bibliográficas estarão disponíveis na página da disciplina e na Biblioteca do ROODA.

FREITAS, E.V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

BAÑOS, R.M. et al. Positive mood induction procedures for virtual environments designed for elderly people. Interacting with Computers, v. 24, Issue 3, p.131-138. 2012

BOTH, A. Gerontogogia: educação e longevidade. Passo Fundo: Imperial, 1999.

BOUMA, H.; FOZARD, J.L.; BOUWHUIS, D.G.; TAIPALE, V. Gerontechnology in perspective. Gerontotechnology, v.6, n.4. 2007. Disponível em: http://www.gerontechnology.info/Journal/Content/Volume_6/nr_4/pdf/190-216.pdf
CACHIONI, Meire; NERI, Anita Liberalesso Neri. Educação e gerontologia: desafios e oportunidades. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v.1, n.1, 2004. Disponível em: http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/viewArticle/49

DOLL, J. Bem-estar na velhice: mitos, verdades e discursos, ou a gerontologia na pós-modernidade. RBCEH - Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, p.9-21. 2006.

DOLL, J. Educação e Envelhecimento - fundamentos e perspectivas. A Terceira
Idade, v.19, n.43, p.7-26. 2008.

GITHENS, R.P. Older adults and e-learning: Opportunities and Barriers. The Quarterly Review of Distance Education, v.8, n.4, p.329–338. 2007.

MACHADO, Letícia Rocha. Metas motivacionais de idosos em inclusão digital. 2007. 116 f. [Dissertação]. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007.

MOTA, M. Paula. et al. Teorias biológicas do envelhecimento. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.4, nº1, 2004, p.81–110. Disponível em: http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/vol.4_nr.1/Paula_Mota.pdf

OSÓRIO, Agustín Requejo. Os idosos na sociedade actual. In: OSÓRIO, Agustín Requejo; PINTO, Fernando Cabral (orgs). As pessoas idosas: contexto social e intervenção educativa. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

PALMA, Lúcia Terezinha Saccomori. Educação permanente e qualidade de vida: Indicativos para uma velhice bem-sucedida. Passo Fundo: UPF, 2000.

PAPÁLIA, Diane. et al Desenvolvimento humano. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

RODRIGUES, Nara Costa; TERRA, Newton Luiz. Gerontologia Social para leigos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

VITOLA, Janice; ARGIMON, Irani de Lima. Aspectos psicológicos do envelhecimento. In: TERRA, Newton Luiz; DORNELLES, Beatriz. Envelhecimento bem-sucedido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

ZIMERMAN, G. I. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed, 2000.


Professor responsável: Patricia Alejandra Behar

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs