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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00022 - Ambientes Imersivos para aprendizagem experiencial (turma N)

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Súmula:

Aprendizagem em ambiente virtual imersivo 3D.
Ferramentas de autoria para o projeto e desenvolvimento de objetos para o ambiente imersivo Open Simulator. Desenvolvimento de scripts para animação e interatividade dos objetos de aprendizagem no ambiente OpenSim. Linguagem LSL – Linden Scripting Language e OSSL – Open Sim Scripting Language.
Interoperabilidade entre o ambiente OpenSim e seus avatares com objetos e sistemas externos.
Monitoração e avaliação da atividade no mundo virtual.

Objetivos:
Investigar, projetar e testar soluções para a produção de conteúdo educacional digital 3D para o ambiente do mundo virtual Open Sim. Ferramentas e linguagens de autoria para desenvolvimento de laboratórios virtuais no ambiente imersivo OpenSimulator.

Programa (conteúdo):
• Aprendizagem em ambiente virtual imersivo 3D
• Ambiente imersivo Open Simulator – características e funcionalidades
• Ferramentas de autoria para a criação de objetos para o ambiente imersivo OpenSim
• Linguagens de desenvolvimento de scripts para o ambiente e OpenSim
• Interatividade com sistema externos (chaterbots e aplicativos específicos para acompanhamento das atividades desenvolvidas no ambiente virtual)
• Acompanhamento e análise dos dados derivados da atividade no ambiente virtual imersivo 3D usando técnicas de mineração de dados.

Método de trabalho (principais atividades):
• Projeto e desenvolvimento de objetos para uso educacional no ambiente imersivo OpenSim ou em outros ambientes imersivos.
• Discussão sobre o potencial pedagógico dos objetos desenvolvidos
• Estudo da linguagem LSL – Linden Scripting Language e OSSL – Open Sim Scripting Language para desenvolvimento de rotinas a serem acopladas aos objetos no ambiente OpenSim.
• Produção de conhecimento (publicações e artefatos para uso em laboratórios virtuais)

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
• A avaliação será derivada da participação ativa dos alunos no processo de reflexão colaborativa sobre a tecnologia inerente aos ambientes imersivos bem como pelas produções que serão solicitados a desenvolver.


Bibliografia sugerida:

• Childs, Mark, Peachey, Anna. Understanding Learning in Virtual Worlds. Series: Human–Computer Interaction Series. Springer. 2013
• David Griol, José Manuel Molina and Zoraida Callejas . An approach to develop intelligent learning environments by means of immersive virtual worlds. Journal of Ambient Intelligence and Smart Environments. 6 (2), pp. 237-255 2014
• Greenbush Labs. Scratch 4 Opensim. Disponível em http://blog.greenbushlabs.com/?p=797
• Heaton, Jeff. Introduction to Linden Scripting Language for Second Life. 2007. Heaton Research
• Jonassen, David. Learning with technology - a constructivist perspective. Edição 4 Prentice-Hall. 2011.
• Kolb. David. Experiential Learning: experience as the source of learning and development, Prentice Hall, 1984.
• Laurruson, Johann, White.Brandom. Learnin Analytics – from research to practice. Springer 2014
• Mayer, Richard E. Applying the Science of Learning. Pearson 2010
• MIT. Scratch. Disponível em http://scratch.mit.edu/
• Moore, Dana. Scripting Your World: The Official Guide to Second Life Scripting. Wiley 2008
• OpenSimulator. Disponível em http://opensimulator.org/wiki/Main_Page
• Peachey, Anna et al. Researching Learning in Virtual Worlds. Springer 2010
• Proceedings 2nd European Immersive Education Summit. Paris 2012
• Proceedings of the 3rd European Immersive Education Summit. London 2013.
• Proceeding 4rd European Immersive Education Summit. Viena 2014
• Proceeding 5rd European Immersive Education Summit. Paris 2015
• The Virtual Worlds Best Practices in Education Conference, Journal Of Virtual Studies. V7 N1 2016
• Jeroen van Merrianboer, Ten Steps to Complex Learning: A Systematic Approach to Four-Component Instructional Design. Routledge 2013
• Blender. Software livre e aberto para a criação de objetos 3D . Disponível em https://www.blender.org/


Professor responsável: Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Projeto

Carga horária: 30

Créditos: 2




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