Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Modelos de Trajetórias e Acompanhamento dos Processos de Ensino e Aprendizagem (turma L6)

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina propõe-se a analisar e explorar as possibilidades oferecidas pelas tecnologias da informação e comunicação ao contexto de acompanhamento educacional, nos modos presencial e a distância. A partir das pesquisas desenvolvidas no Grupo SGHUD e utilização de conceitos tais como Mapa de Conceitos, Trajetos e Trajetórias se busca explorar a modelagem, autoria de material didático e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para o acompanhamento e avaliação dos processos de Ensino e Aprendizagem tanto pelos professores quanto pelos alunos. Busca também promover uma reflexão sobre questões concernentes à aprendizagem na cultura digital com mais engajamento dos alunos e professores com flexibilizações de espaço, ritmo e tempo. O modelo MOTRAC será explorado.

Objetivos:
1) Dar capacidade ao aluno de Modelar Objetos de Aprendizagem (OAs) com os modelos HMT e MOTRAC.
2) Exercitar o aluno na especificação e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem.
3) Criar condições para que o aluno teste OAs.
4) Exercitar a criatividade dos alunos quanto às formas de visualizações das Trajetórias de Aprendizagem.

Programa (conteúdo):
1 Mapas de Conceitos
1.1 Trabalhos Relacionados
1.2 Analogia de mapas de uma região da natureza com mapas de conceitos
1.3 Identificação de Trajetos
1.4 Trajetórias de Ensino e Aprendizagem
1.5 Visualização científica
1.6 Teorias de sustentação do mapa conceitual
2 Objetos de Aprendizagem (OAs)
2.1 Conceituação de Objeto de Aprendizagem (OA)
2.2 Modelagem com HMT e MOTRAC
2.3 Técnicas de implementação de OAs
3 Construção de materiais multimídia para a educação presencial e a distância
3.1 Elaboração de tutoriais
3.2 Criação de animações educacionais
3.3 Construção de trilhas sonoras
3.4 Projeto, criação e edição de vídeos
4 AvalWeb (Técnicas de avaliação na Web)
4.1 Questões parametrizadas
4.2 Modelos baysianos de questões
4.3 Método TRI
4.4 Detecção de anomalias
4.5 Ensino baseado em problemas (avaliação da solução)
5 AdaptWeb (Conteúdo Adaptativo)
5.1 Adaptatividade Geocultural em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
5.2 Adaptatividade baseada em erros
5.3 Índice de Confiabilidade (AHA)

Método de trabalho (principais atividades): Aulas expositivas apresentando conceitos, demonstrando a teoria através de vídeos explicativos e fomento do debate em sala de aula. Aulas em laboratório para efetuar programação de aplicativos.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
 Criação de conteúdos, organização de trabalhos e debates referentes aos tópicos abordados no programa da disciplina;
 Elaboração de uma estratégia de uso de um ou mais recursos apresentados em uma prática pedagógica;
 Interação e participação nas atividades a distância.

Bibliografia sugerida:

OLIVEIRA, J. P. M. ; LIMA, J. V. ; WIVES, L. K. ; PERNAS, A. M. ; GASPARINI, I. ; FERNANDEZ, A. ; DIAZ, A. . Adaptatividade Geocultural em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 17, p. 83-109, 2014.
LIMA, J. V. ; SINGO, F. ; FILHO, A. B. C. ; MULLER, T. J. ; SILVA, F. P. . Objetos de Aprendizaje Multimodales: Proyectos y aplicaciones. 1. ed. Barcelona: UOC, 2014. 200p.
Canto Filho, A.B. Do (2015). MOTRAC - Conceptual learning trajectory model (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brazil). Retrieved from: https://www.researchgate.net/profile/Alberto_Canto/publication/284721192_MOTRAC-MODELO_DE_TRAJETORIAS_DE_APRENDIZAGEM_CONCEITUAL/links/5657388908ae1ef9297ba329.pdf/download?version=vtp
CANTO FILHO, A. B. ; LIMA, J. V. ; ARGOLO, E. S. ; TAROUCO, L. M. R. . PBTA - Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. pdf, 2014.
MORAIS, C. T. Q.; DE LIMA, J. V.; FRANCO, S. R. K. AVALWEB– Sistema interativo para gerência de questões e aplicação de avaliação na Web. Anais do 5o Workshop sobre Software Livre - WSL 2004 e 5o Fórum Internacional Software Livre - FISL 2004,
Porto Alegre, RS – Brasil, 2 a 5 de junho de 2004.
José Palazzo M. de Oliveira, Mariusa Warpechowski, Daniela Leal Musa, Maria Angélica C. Brunetto, Mario Lemes Proença Jr., Marcelo S. Pimenta, Cora H. F. Pinto Ribeiro, José Valdeni de Lima, Veronice de Freitas, Viviane P. Marçal, Isabela Gasparini, Marília Abrahão Amaral. AdaptWeb : Ambiente de Ensino-Aprendizagem Adaptativo na Web. Anais do 5o Workshop sobre Software Livre - WSL 2004 e 5o Fórum Internacional Software Livre - FISL 2004, Porto Alegre, RS – Brasil, 2 a 5 de junho de 2004.

Professor responsável: José Valdeni de Lima

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs