Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00030 - Leitura Dirigida: A perspectiva (est)ética em Bakhtin: implicações na pesquisa-formação

A-   A  A+

Súmula:

A perspectiva da Ético-Estética em Bakhtin, suas instâncias de instauração, suas especificidades como modo de pensamento. Suas potencialidades para o pensamento inter/transdisciplinar. Suas possibilidades como operadores metodológicos na pesquisa e na formação nas Ciências Humanas/Educação. Implicações para a Educação na escola pública, considerando em particular os anos iniciais.

Objetivos:
- colocar em análise alguns conceitos centrais do Pensamento Ético-Estético em M. Bakhtin, no âmbito das Ciências Humanas, em especial a Educação, tendo em vista o viés inter/transdisciplinar.
- avaliar a virtual potência dessa perspectiva teórico-conceitual e metodológica como operadora na pesquisa e na formação inter/transdisciplinares.
- considerar implicações políticas dessa perspectiva para a educação inter/transdisciplinar na escola pública, em particular os anos iniciais.

Programa (conteúdo):
1) Apresentação da perspectiva Ético-Estética, segundo os referenciais do pensamento bakhtiniano.
2) Discussão, no viés analítico, de conceitos relevantes para a Pesquisa e a Formação segundo o pensamento (est)ético.
3) Implicações metodológicas e político-pedagógicas da ético-estética para a pesquisa e a formação em seus diferentes níveis, viés inter/transdisciplinar.

Método de trabalho (principais atividades):
A disciplina centrará na discussão teórico-analítica e metodológica de alguns conceitos e posicionamentos oriundos da perspectiva ético-estética, relevantes para operar na pesquisa e na formação como modo de pensamento.
Interessa considerar, pari passu, a Pesquisa e a Formação em seus diferentes níveis, no âmbito das Ciências Humanas/Educação, centrando no pensamento e na prática inter/transdisciplinares segundo o viés da perspectiva ético-estética.
Ênfase será dada aos movimentos individual e coletivo de pesquisa textual/leituras, pelos participantes do seminário, preparando tópico de cada encontro.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação levará em consideração a assiduidade, a participação nos espaços de discussão coletiva, as contribuições para as temáticas em pauta e a apresentação de um tópico de reflexão crítica ao final do seminário, organizando as contribuições ao longo do seminário.


Bibliografia sugerida:

1. AXT, M.
(et al) - capítulo 21: Interdisciplinaridade na ótica do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. In Arlindo Philippi Jr. e Antonio J. Silva Neto (Eds). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Inovação. Barueri, SP, Manole, pp. 629-646.
artigo: Do pressuposto dialógico na pesquisa: o lugar da multiplicidade na formação (docente) em
rede. POA, Informática na Educação; teoria&prática. V.11, n.1, 2008
artigo: Mundo da vida e pesquisa em educação: ressonâncias, implicações, replicações. POA, Letras
de Hoje, v.46, n.1, 2011.
capítulo: Trajetos-imagens: por uma cronotopia dos sentidos na pesquisa. In: A.V. ZANELLA; J.
TITTONI (orgs.). Imagens no pesquisar: experimentações. POA, Dom Quixote, 2011.

2. BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. SP, Martins Fontes, 2003.
adendo 6 – Metodologia das Ciências Humanas.
adendo 3 – Reformulação do livro sobre Dostoievski.
3. BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética; a teoria do romance. São Paulo, Hucitec, Anablume, 2002.
capítulo 1: O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária.
4. BAKHTIN, M. Para uma Filosofia do Ato Responsável.R.J. Pedro e João Editores, 2012.

Professor responsável: Margarete Axt

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Leitura Dirigida

Carga horária: 30

Créditos: 2




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs