Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00030 - Leitura Dirigida: Textos Escolhidos

A-   A  A+

Súmula:

Discutir os novos regimes de subjetividade que estão sendo instaurados no ciberespaço, no que se refere às questões da enunciação nos meios digitais, com base em conceitos de imersão, navegação, narração automática, agenciamentos e personas do mundo ciber. Pensar a imagem móvel nesse contexto : cinema e vídeo.

OBJETIVOS
O objetivo principal é discutir assuntos da contemporaneidade que afetam e constituem as pesquisas dos orientandos, tendo em vista a elaboração de projetos e a produção e publicação de textos científicos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
O Sujeito no Ciberespaço
Regimes de Imersão
Enunciação
Estéticas tecnológicas
Dialogia
Recursos educacionais abertos

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da apresentação dos seminários de leitura propostos individualmente e de relatórios de leitura apresentados no final da disciplina.


Bibliografia sugerida:

GUATTARI, Félix. Caosmose: um Novo Paradigma Estético
GORZ, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.
LAZZARATO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. DP&A, 2001.
MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela : modos de enunciação no cinema e no ciberespaço.
São Paulo : PAULUS, 2007.


Professor responsável: Maria Cristina Villanova Biasuz

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Leitura Dirigida

Carga horária: 30

Créditos: 2




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs