Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00054 - Introdução à Epistemologia Genética: Teoria e terminologia básica

A-   A  A+

Súmula:

Teoria explicativa do Desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem humanos pela abordagem de seus conceitos básicos e pela reprodução de experimentos

Objetivos: Compreender a teoria piagetiana tal como aparece na Epistemologia Genética pelo estudo de seus termos ou conceitos básicos e pela reprodução de experimentos

Programa (conteúdo):
Teoria como instância explicativa; uma teoria da ação ou da operação. Construtivismo. Inteligência (intencionalidade) ou cognição. Adaptação (Assimilação/Acomodação) e Organização. Homeostasia, auto regulação, equilibração e operações. Reversibilidade. Conhecimento: conteúdo e estrutura. Causalidade e implicação, interiorização, exteriorização. Esquema, estrutura e totalidade. Pré-formação, reforço ou construção. Estádios do desenvolvimento cognitivo e decalagens. Percepção e razão. Reflexionamento e reflexão – processo e patamares da abstração reflexionante. Transdução, indução e dedução. Abstração reflexionante, pseudo-empírica e refletida (com tomada de consciência). Interação e construção: sujeito, objeto e tertium. Egocentrismo e descentração. Heteronomia e autonomia. Cooperação. Relações entre afetividade e cognição. A pesquisa piagetiana: a) o método clínico; b) domínios (experimentos). Relações entre desenvolvimento (do conhecimento) e aprendizagem. Relações entre: a) Epistemologia Genética, Psicologia Genética e Educação; b) Os modelos pedagógicos.
Outros conceitos que os alunos acharem necessários
Método de trabalho (principais atividades):
Leituras de obras/textos que abordam conceitos básicos de Epistemologia Genética. Apresentação de aspectos dessa epistemologia, em pequenos grupos, envolvendo esses conceitos. Aulas em forma de seminários.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
a) Frequência às aulas (trata-se de aula presencial, com 85% de frequência obrigatória; faltar duas semanas de aula equivale a faltar 17%; portanto, já ultrapassa o máximo de faltas permitido); b) Participação em aula – trata-se de uma disciplina de fundamentação para quem quer iniciar-se na Epistemologia Genética piagetiana. A concepção teórica implícita nessa epistemologia concebe a aprendizagem como resultado da atividade do sujeito; isso implica a leitura prévia dos textos estipulados para cada aula, pois o aluno comparecerá para discutir, trocar ideias e refletir e não ser informado pela primeira vez; c) Apresentações de trabalhos de duplas/grupos conforme cronograma a ser combinado na primeira aula; d) Pequeno paper – com um Glossário dos termos estudados e um Resumo com a explicação básica do Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, a ser entregue uma semana antes do final do semestre; e) Eventuais micro avaliações.


Bibliografia sugerida:

• BATTRO, Antonio M. Dicionário terminológico de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1978.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2ª ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire; da ação à operação. 3.ed. Petrópolis : Vozes, 2012.
GOULART, Íris Barbosa. Piaget. Experiências básicas para utilização pelo professor. Petrópolis: Vozes.
INHELDER, BOVET e SINCLAIR. Aprendizagem e estruturas do conhecimento. São Paulo: Saraiva 1977.
• MONTANGERO, J. e MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PIAGET, Jean. Evolução intelectual da adolescência à vida adulta. In: Human development, n.15, p.1-12, 1972a (Tradução de Tania B. I. Marques e Fernando Becker).
PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. In: LAVATELLY, C.S. e STENDLER. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972b.
PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
DELVAL, Juan. Introdução à prática do método clínico; descobrindo o pensamento das crianças. P.Alegre : Artmed, 2002.
PIAGET, Jean. [1932] O juízo moral na criança. São Paulo : Mestre Jou, 1977.
PIAGET, Jean. [1936] O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro : Zahar, 1979.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1996.
PIAGET, Jean. [1945] A formação do símbolo na criança. 3. ed. Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 1978.
PIAGET, Jean. [1947] Psicologia da Inteligência. R. Janeiro : Zahar, 1977.
PIAGET, Jean. [1959] Aprendizagem e conhecimento (primeira parte). Rio de Janeiro : Freitas Bastos.
PIAGET, Jean. [1974] A tomada de consciência. São Paulo : EDUSP/Melhoramentos, 1977.
PIAGET, Jean. [1974] Fazer e compreender. São Paulo : EDUSP/Melhoramentos, 1978.
PIAGET, Jean. [1977] Abstração reflexionante; relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. P. Alegre : Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean. [1975] O desenvolvimento do pensamento; equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa : Dom Quixote, 1977.
PIAGET, Jean. Memória e inteligência. Brasília : Artenova, 1979.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis : Vozes, 1973.
PIAGET, Jean. [1969] Psicologia e pedagogia. 4.ed. Rio de Janeiro : Forense, 1976.
PIAGET, Jean. [1971] Para onde vai a educação? R. Janeiro : J. Olympio, 1973.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zélia. Piaget: modelo e estrutura. Rio de Janeiro: J. Olym pio, 1972.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zélia. Causalidade e operações em Piaget. Ciência e Filosofa. São Paulo, (1): 73-83, 1979.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zélia. A teoria de Jean Piaget e a educação. In: MILLAN, Wilma (org.) Psicologia e ensino. São Paulo: Papelivros, 1980.


Professor responsável: Fernando Becker

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Eletiva

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs