Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE10001 - Prática de Pesquisa - Avaliação da acessibilidade das ferramentas da Plataforma EAD Acessível - PLACE, para pessoas com diferenciadas deficiências - PCDs.

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina de Prática de Pesquisa envolve (1) a imersão no ambiente Digital da Plataforma Acessível PLACE de EAD, durante a validação da Plataforma junto a usuários PcDs ; (2) a observação do processo de interação dos PcDs entre si e com os recursos tecnológicos da Place e; (3) o acompanhamento da interação entre os usuários e na utilização das ferramentas e dos materiais acessíveis do ambiente Place; (4) a análise das facilidades e dificuldades vivenciadas quanto à acessibilidade e usabilidade do ambiente, das ferramentas e dos matérias acessíveis, considerando, principalmente, os usuários com deficiências físicas, visuais e auditiva.

Objetivos:
• Aquisição de habilidades relacionadas à metodologia de pesquisa de observação, coleta, análise e relato da experiência de pesquisa;

• Apropriação de conteúdos concernentes à investigação da Plataforma Acessível – PLACE de na perspectiva da acessibilidade e usabilidade de ferramentas e materiais acessíveis, para pessoas com diferenciadas deficiências;

• Desenvolvimento de habilidades de expressão oral e escrita de produção cientifica.
Programa (conteúdo):

• Metodologia de pesquisa: princípios de observação; prática na coleta e analise de dados e na apresentação oral e escrita de relatórios de investigação;
• Princípios de acessibilidade e usabilidade de ferramentas em Plataforma EAD para Pessoas com deficiências – PCDs;
• Plataforma Acessível- PLACE : ferramentas e materiais acessíveis como espaços de formação EAD para – PCDs;
• Acessibilidade a ferramentas e materiais digitais, como espaços de tecnologia assistiva - TA para PcDs, com Deficiência Física, visual e auditiva;
• Inclusão digital de pessoas com diferenciadas deficiências, através de Espaços Acessíveis na WEB.


Método de trabalho (principais atividades):
A disciplina envolverá atividades presenciais e não presenciais, contextualizadas no ambiente virtual.

• As atividades não presenciais envolvem a leitura da bibliografia recomendada; a imersão no ambiente e a interação com as ferramentas da Plataforma Acessível – Place; a observação da interação de PCDs entre si e com as ferramentas da Place; o registro referente `a acessibilidade e `a usabilidade das ferramentas da Place e a organização de relatórios da experiência para apresentação oral e escrita.

• As atividades presenciais envolverão a participação nos encontros presenciais e virtuais com o grupo; a apresentação da experiência vivenciada na Plataforma Place, de forma escrita e oral, com discussão/reflexão entre os colegas e a socialização da experiência prática da disciplina , do processo de validação das ferramentas da Place.

Um cronograma das atividades será organizado e divulgado no início da disciplina, de acordo com o número de alunos matriculados.


Procedimentos e/ou critérios de avaliação:

A avaliação compreenderá a:

• participação dos alunos em todos os recursos do ambiente virtual PLACE;
• realização das atividades previstas na disciplina;
• elaboração e apresentação da experiência de prática de pesquisa, de forma escrita e oral.



Bibliografia sugerida:

1. SANTAROSA, L. M. C. ; CONFORTO, D. ; VIEIRA, Maristela C. . TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1. ed. Porto Alegre: EVANGRAF, 2014. v. 1. 200p.

2. MARTINS, S. (Org.) ; SANTAROSA, L. M. C. (Org.) ; RODRIGUES, D. (Org.) ; HEREDERO, E. (Org.) . Tecnologias de la Información y Comunicación (TIC) en Educación Especial. 1. ed. SAO PAULO/ ESPANHA: Servicio de Publicaciones de la Universidade de Alcalá de Henares -UAH, 2014. v. 1. 297p.

3. SANTAROSA, L. M. C. ; CONFORTO, D. ; SCHNEIDER, F. C. ; VIEIRA, Maristela C. . CADERNO PEDAGÓGICO 2: Curso de formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis 2. 2. ed. Porto Alegre: EVANFRAF, 2014. v. 1. 196p .

4. SANTAROSA, L. M. C. ; CONFORTO, D. ; Scheneider, Fernanda C. . Caderno Pedagógico 3: Curso de formação continuada de professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. 3. ed. Porto Alegre: EVANGRAF, 2014. v. 1. 200p . 2.

5. SANTAROSA, L. M. C. ; CONFORTO, Debora . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS ACESSIVEIS. 1. ed. PORTO ALEGRE: EVANGRAF, 2012. v. 1. 360p

Obs: Os textos específicos serão postados no ambiente da disciplina para o acesso direto pelos alunos.


Professor responsável: Lucila Maria Costi Santarosa

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Eletiva

Carga horária: 30

Créditos: 2




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs