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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00022 - Desenvolvimento de Software para Ambientes Imersivos VII

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Súmula:

Utilização de ferramentas de autoria para o projeto e desenvolvimento de objetos para o ambiente imersivo Open Simulator. Desenvolvimento de scripts para animação e interatividade dos objetos de aprendizagem no ambiente OpenSim. Linguagem LSL – Linden Scripting Language e OSSL – Open Sim Scripting Language
Interoperabilidade entre o ambiente OpenSim e seus avatares com objetos e sistemas externos.

Objetivos:
Investigar, projetar e testar soluções de interoperabilidade entre o ambiente do mundo virtual Open Sim e sistemas externos. Ferramentas e linguagens de autoria para desenvolvimento de laboratórios virtuais no ambiente imersivo OpenSimulator.
Programa (conteúdo):
• Operação e funcionamento da comunicação do ambiente imersivo Open Simulator com sistemas externos
• Ferramentas de autoria para a criação de objetos para o ambiente imersivo OpenSim
• Linguagens de desenvolvimento de scripts para o ambiente OpenSim
• Protocolos e soluções para interoperabilidade do ambiente OpenSim com outros ambientes.
• Interatividade com dispositivos externos (sensores e atuadores)

Método de trabalho (principais atividades):
• Estudo da linguagem LSL – Linden Scripting Language e OSSL – Open Sim Scripting Language para desenvolvimento de rotinas a serem acopladas aos objetos no ambiente OpenSim.
• Projeto e desenvolvimento de objetos para uso educacional no ambiente imersivo OpenSim ou em outros ambientes imersivos.
• Discussão sobre o potencial pedagógico dos objetos desenvolvidos
• Produção de conhecimento (publicações e artefatos para uso em laboratórios virtuais)

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
• A avaliação será derivada da participação ativa dos alunos no processo de reflexão colaborativa sobre a tecnologia inerente aos ambientes imersivos bem como pelas produções que serão solicitados a desenvolver.


Bibliografia sugerida:

• David Griol, José Manuel Molina and Zoraida Callejas . An approach to develop intelligent learning environments by means of immersive virtual worlds. Journal of Ambient Intelligence and Smart Environments. 6 (2), pp. 237-255 2014
• Childs, Mark, Peachey, Anna. Understanding Learning in Virtual Worlds. Series: Human–Computer Interaction Series. Springer. 2013
• van Merrianboer, Jeroen J.G. Ten Steps to Complex Learning: A Systematic Approach to Four-Component Instructional Design. Routledge 2013
• Jonassen, David. Learning with technology - a constructivist perspective. Edição 4 Prentice-Hall. 2011.
• Mayer, Richard E. Applying the Science of Learning. Pearson 2010
• OpenSimulator. Disponível em http://opensimulator.org/wiki/Main_Page
• Moore, Dana. Scripting Your World: The Official Guide to Second Life Scripting. Wiley 2008
• Heaton, Jeff. Introduction to Linden Scripting Language for Second Life. 2007. Heaton Research
• Gagne, Robert e outros. Principles of Instructional Design. 5th edition. Wadworths. USA 2005.
• E-iED 2014 4rd European Immersive Education Summit PROCEEDINGS. Vienna 2014
• Proceedings of the 3rd European Immersive Education Summit. London 2013.
• Proceedings 2nd European Immersive Education Summit. Paris 2012
• Greenbush Labs. Scratch 4 Opensim. Disponível em http://blog.greenbushlabs.com/?p=797
• MIT. Scratch. Disponível em http://scratch.mit.edu/


Professor responsável: Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Projeto

Carga horária: 30

Créditos: 2




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