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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário avançado: Estudos em Computação Afetiva

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Súmula:

Análise do tema da Computação Afetiva: aspectos afetivos, cognitivos e epistemológicos das tecnologias na Educação; discussões relacionadas a pesquisas e teses de doutorandos a serem desenvolvidos no programa; estudos de técnicas e metodologias de apoio a inferência de estados afetivos; marcas da tecnologia digital na sociedade e nos espaços formais e informais de aprendizagem; entrelaçamento da tecnologia digital e cultura.

Objetivos:
1. Desenvolver competências para a utilização de metodologias e técnicas computacionais para a inferência de estados afetivos em ambiente digitais
2. Estudar fundamentos teóricos sobre afetividade, cognitivos e epistemológicos em aplicações para o ensino e aprendizagem em espaços formais e informais.
3. Discutir pesquisas quanto à articulação dos aportes teóricos com os procedimentos de coleta e análise dos dados
4. Subsidiar a elaboração de projetos de investigação e a escrita de textos acadêmicos.
5. Analisar diversas tecnologias

Programa (conteúdo):
1. Fundamentos teóricos da Computação Afetiva no ensino e na aprendizagem
2. Análise e produção de pesquisas para o ensino e a aprendizagem
3. Análise de técnicas e métodos para utilização em Computação Afetiva na aplicação em Educação
4. Gênese instrumental em tecnologias e métodos que apoiam a inferência de afetos em sistemas digitais.
8. Cultura e tecnologia digital na Educação.

Método de trabalho (principais atividades):
Discussão em sala de aula e ambiente virtual
Leitura e discussão das produções escritas dos orientandos.
Seminário para exposição das produções
Elaboração de textos/artigos na área.
Estudos e aprofundamentos técnicos em métodos para inferir afetividade em ambientes digitais

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação será realizada com base em
1. Apresentação de propostas de aplicação da Computação Afetiva na Educação
2. Apresentação de análises de pesquisas que tratam da aplicação da tecnologias e métodos para inferir, expressar ou representar afetos em computadores área educacional
3. Produção de propostas de uso de TDIC para o ensino e a aprendizagem em diversas área do conhecimento
4. Produção de artigo. Constituem critérios de avaliação:
a) consistência teórica relativamente aos conteúdos tratados em aula;
b) observância da escrita em termos de clareza, encadeamento e argumentação;
c) autonomia e criatividade na elaboração e realização das atividades propostas;
d) frequência, comprometimento e pontualidade referentes às atividades propostas na disciplina;
e) para o artigo: consistência teórica, conexões conceituais entre teoria e proposta didática, clareza na escrita, encadeamento de ideias.


Bibliografia sugerida:

A bibliografia é definida em reuniões de orientação em grupo e individual, em função de cada proposta investigativa. Como referência serão utilizados os quadros teóricos e metodológicos praticados e sustentados no grupo de pesquisa

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Disponível em:


Professor responsável: Magda Bercht

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




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