Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: O Conceito de Tecnologia de Álvaro Vieira Pinto

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina busca analisar o conceito de tecnologia segundo Vieira Pinto, especialmente no livro O Conceito de Tecnologia v1. Busca-se compreender este conceito vinculado ao campo pedagógico para uma visão crítica da questão da tecnologia no âmbito educacional com ênfase na Educação Especial.

Objetivos:
Compreender o conceito Tecnologia numa perspectiva marxista
Analisar o viés do conceito no campo pedagógico
Propor uma visão crítica da questão da tecnologia no âmbito educacional com ênfase na educação especial.

Programa (conteúdo):

26/08 – Apresentação da disciplina – Discussão da Introdução do v.1
2/09 – Cap. I – Noções Fundamentais: o homem maravilhado; a era tecnológica como ideologia
9/09 – Cap. I – Noções Fundamentais: o ponto de partida para a compreensão da técnica e da influência da mecanização do trabalho; a faculdade de projetar; o conceito de produção e da era tecnológica
16/09 – Cap. II – O homem e a máquina: compreensão da máquina; evolução das máquinas; o homem e o significado das máquinas “criadoras e pensantes”;
23/09 – Cap. II – O homem e a máquina : a base social da máquina; definição de máquina; a regulação das máquinas; a dialética da ferramenta;
30/09 – Cap. III – A técnica: dois aspectos da máquina; aristóteles e kant; concepções contemporâneas; a pergunta correta
7/10 Cap. III – A técnica: processo histórico; vitória do homem sobre a natureza; passado presente e futuro; semântica da técnica;
14/10 - Cap. III – A técnica: compreensão ingênua; condicionamento recíproco; contradição; técnicas lúdicas; ingenuidade
21/10 – Cap. IV A tecnologia : acepções do termo; epistomologia da técnica; conceito ingênuo; teoria da técnica; história e historicidade da técnica;
28/10 – Cap. IV A tecnologia : praxis social; doutrina tecnológica; equiparação verbal; instrumento de dominação; patrimônio da humanidade
4/11 – Cap. IV A tecnologia :exportação; fundamentos sociais; ideologização; catábase da técnica; condições de trabalho
11/11 – Cap. IV A tecnologia :fenômeno social total; pesquisa científica; ideologia; unidade da técnica; interpretações; a superstição tecnológica

2/12 Apresentação das análises (e entrega da produção individual)

Método de trabalho (principais atividades):
A metodologia proposta será de leituras individuais, seguidas de discussões em grupo com aporte de experimentações no âmbito educacional (especialmente na Educação Especial) a partir da análise de produções científicas das áreas de Informática na Educação e de Tecnologia Assistiva na academia brasileira
Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
1) Cada aluno será responsável pela apresentação de uma síntese visual/descritiva e crítica de uma parte (um ou mais capítulos) da obra O Conceito de Tecnologia;
2) Cada aluno desenvolverá uma análise de um artigo científico (ou mais de um) ou documento oficial (Ministério da Educação; Ministério de Ciência e Tecnologia; Secretaria Estadual ou Municipal) produzido entre 2010 e 2015 que aborde visões sobre tecnologia na educação, em especial na educação especial e inclusão, elucidando o viés epistemológico presente na produção
3) Individualmente, o aluno deverá elaborar uma produção textual (no formato de um artigo científico de no mínimo 10 laudas) com a síntese da sua compreensão da obra de Vieira Pinto e a análise do artigo científico (estudo de caso) com discussão crítica da análise. Nessa análise o aluno poderá utilizar autores contemporâneos ou não que dialoguem com a perspectiva dialética proposta por Álvaro Vieira Pinto


Bibliografia sugerida:

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de Tecnologia v.1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005 (1328p.)

Obs:
- É indispensável a disponibilidade do livro para realização do seminário, e é de inteira responsabilidade do aluno sua compra ou empréstimo, alertando que o aluno deve garantir seu acesso antes do dia 25/08, iniciando já sua leitura.


Professor responsável: Liliana Maria Passerino

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs