Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Envelhecimento Humano: um foco nas esferas educacional e tecnológica

A-   A  A+

Súmula:

Súmula/ementa:
A disciplina pretende discutir sobre o envelhecimento humano nas esferas educacional e tecnológica. Para isso serão trabalhadas questões gerontológicas, com o intuito de discutir possíveis ações pedagógicas que podem ser adotadas com o referido público. Para tanto serão utilizados o ambiente virtual de aprendizagem ROODA, além de objetos de aprendizagem sobre os temas abordados.

Objetivos:
Oferecer ao aluno embasamento teórico e prático sobre o processo de envelhecimento humano, a fim de discutir sobre a adoção de possíveis ações educacionais inclusivas com o público idoso.
Programa (conteúdo):

a) Envelhecimento humano: pretende-se discutir sobre os aspectos do envelhecimento humano, entre eles: psicológicos, sociais, biológicos e educacionais;
b) Gerontogogia: visa discutir sobre os aspectos educacionais da velhice, trazendo como ponto de discussão o desenvolvimento de competências com o público mais velho;
c) Gerontotecnologia: aborda questões relativas ao uso das tecnologias pelos idosos, tendo como base os benefícios e limitações que estão acarretam à vida do público mais velho;
d) Educação a distância para Idoso: traz para reflexão possíveis práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas com os idosos no virtual.

Método de trabalho (principais atividades):
Para o desenvolvimento da disciplina será utilizado o AVA institucional ROODA (http://ead.ufrgs.br/rooda) no qual serão disponibilizados materiais multimídias e diferentes atividades práticas. Também serão incluídos objetos de aprendizagem com alguns conteúdos que serão trabalhados no decorrer da disciplina. Para acessar a estes materiais o aluno deverá entrar com seu número de cartão UFRGS e senha do Portal do Aluno/Servidor da UFRGS.
Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Serão consideradas as contribuições realizadas nas aulas presenciais e produções virtuais registradas nas funcionalidades fórum, webfólio, grupos do ROODA, além das interações e do envolvimento realizados durante o processo.


Bibliografia sugerida:

As referências bibliográficas estarão disponíveis na página da disciplina e na Biblioteca do ROODA.

FREITAS, E.V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

BAÑOS, R.M. et al. Positive mood induction procedures for virtual environments designed for elderly people. Interacting with Computers, v. 24, Issue 3, p.131-138. 2012

BOTH, A. Gerontogogia: educação e longevidade. Passo Fundo: Imperial, 1999.

BOUMA, H.; FOZARD, J.L.; BOUWHUIS, D.G.; TAIPALE, V. Gerontechnology in perspective. Gerontotechnology, v.6, n.4. 2007. Disponível em: http://www.gerontechnology.info/Journal/Content/Volume_6/nr_4/pdf/190-216.pdf
CACHIONI, Meire; NERI, Anita Liberalesso Neri. Educação e gerontologia: desafios e oportunidades. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v.1, n.1, 2004. Disponível em: http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/viewArticle/49

DOLL, J. Bem-estar na velhice: mitos, verdades e discursos, ou a gerontologia na pós-modernidade. RBCEH - Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, p.9-21. 2006.

DOLL, J. Educação e Envelhecimento - fundamentos e perspectivas. A Terceira
Idade, v.19, n.43, p.7-26. 2008.

DOLL, J. et al. Educação e envelhecimento. Educação & realidade, v.1, n.1, jan./mar. 2015.p.9-17.

GITHENS, R.P. Older adults and e-learning: Opportunities and Barriers. The Quarterly Review of Distance Education, v.8, n.4, p.329–338. 2007.

MACHADO, Leticia Rocha. Metas motivacionais de idosos em inclusão digital. 2007. 116 f. [Dissertação]. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007.

MACHADO, Leticia Rocha; BEHAR, Patricia Alejandra. Cyberseniors: um foco nas estratégias pedagógicas. Educação & realidade, v.1, n.1, jan./mar. 2015.p.9-17.

MOTA, M. Paula. et al. Teorias biológicas do envelhecimento. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.4, nº1, 2004, p.81–110. Disponível em: http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/vol.4_nr.1/Paula_Mota.pdf

OSÓRIO, Agustín Requejo. Os idosos na sociedade actual. In: OSÓRIO, Agustín Requejo; PINTO, Fernando Cabral (orgs). As pessoas idosas: contexto social e intervenção educativa. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

PALMA, Lúcia Terezinha Saccomori. Educação permanente e qualidade de vida: Indicativos para uma velhice bem-sucedida. Passo Fundo: UPF, 2000.

PAPÁLIA, Diane. et al Desenvolvimento humano. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

RODRIGUES, Nara Costa; TERRA, Newton Luiz. Gerontologia Social para leigos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

VITOLA, Janice; ARGIMON, Irani de Lima. Aspectos psicológicos do envelhecimento. In: TERRA, Newton Luiz; DORNELLES, Beatriz. Envelhecimento bem-sucedido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

ZIMERMAN, G. I. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed, 2000.


Professor responsável: Patricia Alejandra Behar

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs