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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Tecnologias Digitais na Educação Matemática (turma D)

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Súmula:

Análise de software para o ensino e para a aprendizagem de matemática; análise de pesquisas na temática Educação Matemática e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); aspectos cognitivos e epistemológicos das TDIC na Educação Matemática; desafios que as TDIC colocam frente aos processos de aprendizagem em espaços formais e informais; integração entre recursos digitais; trabalho colaborativo via TDIC; marcas das TDIC na sociedade e nos espaços formais e informais de aprendizagem; cultura digital e Educação Matemática.

Objetivos:
1. Desenvolver competências para a utilização de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de matemática.
2. Estudar fundamentos teóricos cognitivos e epistemológicos de propostas de utilização de software para o ensino e aprendizagem da Matemática em espaços formais e informais.
3. Estudar processos de gênese instrumental pessoal e profissional no uso de tecnologias digitais.
4. Estudar processos coletivos de produção de conhecimento matemático mediados pelas TDIC.

Programa (conteúdo):
1. Gênese instrumental pessoal de softwares matemáticos: Geogebra, Geogebra 3D, GrafEq, planilhas eletrônicas, Winplot, Modellus, Scratch.
2. Matemática dinâmica e processos de ensino e aprendizagem em Matemática.
3. Fundamentos teóricos cognitivos e epistemológicos de uso de TDIC.
4. Estudo de limites computacionais de software.
5. A pesquisa em TDIC na Educação Matemática.
6. Análise e produção de propostas didáticas de uso de TDIC para aprendizagem de Matemática.
7. Gênese instrumental profissional de TDIC.
8. Cultura digital na Educação Matemática.

Método de trabalho (principais atividades):
1. Gênese instrumental pessoal de softwares matemáticos.
2. Discussão em sala de aula e ambiente virtual
3. Produção de propostas didáticas de uso de TDIC para aprendizagem de Matemática.
4. Produção de artigo fundamentado teoricamente contemplando proposta de uso de TDIC em Matemática.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação será realizada com base em
1. Apresentação de propostas de utilização de software para aprendizagem em Matemática.
2. Apresentação de análises de pesquisas que tratam do uso de TDIC na aprendizagem de Matemática.
3. Produção de propostas didáticas de uso de TDIC para aprendizagem de Matemática.
4. Produção de artigo.

Constituem critérios de avaliação:
a) consistência teórica relativamente aos conteúdos tratados em aula;
b) observância da escrita em termos de clareza, encadeamento e argumentação;
c) autonomia e criatividade na elaboração e realização das atividades propostas;
d) frequência, comprometimento e pontualidade referentes às atividades propostas na disciplina;
e) para o artigo: consistência teórica, conexões conceituais entre teoria e proposta didática, clareza na escrita, encadeamento de ideias.


Bibliografia sugerida:

ALAVA, S. et al. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.
BORBA, M. C.; CHIARI, A. (Orgs.) Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a Distância online. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BORBA. M.C., SILVA, R.S.R, GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática, Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BORBA, M. C. & VILLARREAL, M. (2005). Humans-with-Media and Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Comunication Thechnologies, Modeling, Experimentation and Visualization. USA: Springer. (Mathematics Education Library).
BÚRIGO, E., BASSO. M.V., GARCIA, V.C.; GRAVINA, M.A. (Eds) A Matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.
BÚRIGO, E., BASSO. M.V., GARCIA, V.C.; GRAVINA, M.A. (Eds) Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
CLARKSON, PHILIP, PRESMEG, NORMA C. (Editors) Critical Issues in Mathematics Education: Major Contributions of Alan Bishop. New York: Springer, 2008.
CLEMENTS, M. A., BISHOP, ALAN J., KEITEL, CHRISTINE, KILPATRICK, JEREMY, LEUNG, FREDERICK K. S. (Editors) Third International Handbook of Mathematics Education. New York: Springer New York, 2013.
CHO, SUNG JE (Editor) The Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education. Intellectual and Attitudinal Challenges. 8 July – 15 July, 2012, COEX, Seoul, Korea. Springer.
ENGLISH, LYN D., KIRSHNER, DAVID. (Editor) Handbook of International Research in Mathematics Education. Routledge, 2008.
FAGUNDES, L. C. Informática e Educação In VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 1988.
FAGUNDES, L. et al. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Laboratório de Estudos Cognitivos-UFRGS. Brasília: MEC/SEED/ProInfo, 1999.
GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 7, 1996. Anais… Belo Horizonte, 1996. p.1-24.
GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. In: Congreso Iberoamericano de Informática Educativa, 4, 1998. Anais... Brasília, DF, out/1998. p.1-24.
GUTIERREZ, A., BOERO, (Eds.) Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education - Past, Present and Future. Sense Publishers, 2006.
HOYLES, C.; LAGRANGE, J.-B. (Eds). Mathematics Education and Technology - Rethinking the Terrain. The 17th ICMI Study. New York: Springer, 2010. (New ICMI Study Series, 13).
KAPUT, J., HEGEDUS, S., & LESH, R. (2007). Technology becoming infrastructural in mathematics education. In R. Lesh, E. Hamilton, & J. Kaput (Eds.), Foundations for the Future in Mathematics Education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
LAGRANGE, J.B. Les Technologies numériques pour l’enseignement. Usages, dispositifs et genèses. Toulouse: Octares Editions, 2013.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
NEVADO, R. A. CARVALHO, M.J., MENEZES, C. (Org.) Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007. Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/pead-informacoes/paginacapa.html
PAPERT, S. A máquina das crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIAGET, J. El Pensamiento Matematico. Em Introduccion A La Epistemologia Genetica, Vol 1.Editorial Paidos: Mexico, 1987.
RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Disponível em: Acesso em: 15 Maio 2015.
VERGNAUD, G. Conceitos e Esquemas numa Teoria Operatória da Representação. Psychologie Française, 30(3-4), Novembro, 1985.
VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais. In: NASSER, L. (Ed.). SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 1993, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Internacional de Educação Matemática. p. 1-26.


Professor responsável: Marcus Vinícius de Azevedo Basso

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




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