Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00008 - Teleducação

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina enseja a investigação de diferentes alternativas em termos de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase naquelas que utilizam a Internet, utilizadas em educação a distância. Visa a produção de conhecimento teórico e prático voltado a ensejar o projeto, autoria e utilização de material educacional digital para educação a distância

Objetivos:
Capacitar os estudantes e projetar e implementar sistemas de suporte para a educação presencial e à distância, mediada por tecnologia de informação e comunicação.

Programa (conteúdo):
1. Introdução
• Características do ensino a distância apoiado por redes de computadores
• Motivações e dificuldades

2. Ambiente de suporte para educação a distância
• Rede de computadores: Internet e seus serviços
• Serviços da Internet usados em EAD
• Mobile learning

3. Ferramentas de autoria
• Sistemas de autoria para criação de material interativo para uso via WWW
• Sistemas de autoria para multimídia: imagens, animações, áudio, vídeo

4. Ferramentas de colaboração
• Ambientes de aprendizagem colaborativa
• Video conferência e streaming vídeo
• Sistema de suporte à comunicação por voz

5. Projetos de sistemas de suporte à educação presencial e a distância

Método de trabalho (principais atividades):
A disciplina tem um caráter teórico e prático e envolve a inspeção de material de referência, reflexão colaborativa sobre seu conteúdo e a realização de atividades em laboratório usando as ferramentas e sistemas sendo trabalhados.

Adicionalmente serão debatidos em aula os aspectos tecnológicos bem como questões inerentes à cognição e aprendizagem em ambiente apoiado pela TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação.

Estas atividades e seu resultado serão objeto de avaliação, bem como toda a participação dos alunos nos debates e demais atividades desenvolvidas na disciplina. Um projeto final, utilizando os recursos de tecnologia apresentados será proposto constituindo um dos componentes no processo de avaliação.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Todas as atividades desenvolvidas durante a realização da disciplina, tal como descrito no método de trabalho serão objeto de avaliação, bem como toda a participação dos alunos nos debates e demais atividades desenvolvidas na disciplina. Um projeto final, utilizando os recursos de tecnologia apresentados será proposto constituindo um dos componentes no processo de avaliação.



Bibliografia sugerida:

• Almeida. Maria, Moran. José. Integração das tecnologias na educação - Salto para o futuro. MEC, Brasília 2005-12-18
• Barros, Daniela Melaré, Seabra, Claudia, Moreira José, Henriques, Susana. Educação e Tecnologias - Reflexão, Inovação e Práticas. Disponível em http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com.br/
• Burmark, Lynell. Visual Literacy. Learn to see, See to learn. ASCD, Alexandria-USA, 2002
• Campos, Fernanda, Santoro, Flávia, Borges, Marcos, Santos, Neide. Cooperação e aprendizagem on-line. DP&A editora. 2003.
• Clark, Ruth. Nguyem, Frank.Sweller, John. Efficiency in learning. Evidence based guidelines to manage cognitive load. John Wiley. San Francisco. 2006.
• Clark, Ruth. Lyons, Chopeta. Graphics for Learning - Proven Guidelines for Planning, Designing, and Evaluating Visuals in Training Materials. Second Edition. Wiley 2011
• Gagné, Robert et all. Principles of Instructional Design. Fifth edition. Thomson, 2005.
• Grabe, Mark, Grave, Cindy. Integrating Technology for meaningful learning. third edition. Houghton Mifflin Company, Boston, 2001
• Jonassen, David et alli. Meaningful Learning with Technology, Pearson. 2011
• Jonassen, David. Learning to solve problems. An instructional design guide. John Wiley, San Francisco 2004.
• Kolb, David. Experiential learning – experience as a source for learning and development. Second Ediction, Pearson Education, New York 2015
• Koohang , Alex. Harman , Keith. Learning Objects and Instructional Design Informing Science Press. Santa Rosa, CA 2007.
• Lever-Duffy, Judy et all. Teaching and Learning with Technology. A&B Boston 2003
• Litwin, Edith. Educação a distância. Artmed. 2001
• Mayer, Richard. The Cambridge Handbook of Multimedia Learning Cambridge University Press, Cambridge. 2005
• Moura, César. Videoconferência em educação a distância. ETFCE, Fortaleza.
• Nelson,B, Erlandson, B. Design for Learning in Virtual World. Editora Routledge. New York 2012
• Peters, Otto. Didática do ensino a distância. Editora UNISINOS. São Leopoldo 2001
• Peters, Otto. A educação a distância em transição – tendências e desafios. Editora Unisinos, São Leopoldo 2009
• Sweller. John. Efficiency in learning. Pfeiffer (a Wiley Imprint) 2006.
• Tarouco, Liane et al. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Ediora Evangraf 2014. Porto Alegre, RS:
• Valente, José Armando et all. Educação a distância via Internet. Avercamp Editora
• Vicente,G, Buciero,A, Carvalho,C. E-Learning, E-Education, and Online Training. Springer Bethesda, MD, USA 2014
• Artigos da revista RENOTE


Professor responsável: Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Eletiva

Carga horária: 60

Créditos: 4




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs