Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00013 - Tópicos Especiais: Revisitando o Modelo Piagetiano de Trocas Sociais

A-   A  A+

Súmula:

Conceito Piagetiano de Troca Social. Processos de Troca e Moralidade.
Modelo Piagetiano de Troca Social. Processos de Troca e Troca Social Continuada.
Grupos INRC e Regulação (Operacional e Normativa) de Processos de Troca. A Questão
das Diacronicidades Operacionais e Estruturais das Trocas Sociais.

Objetivos:
Revisitar o modelo Piagetiano de trocas sociais, visando sua extensão ao caso das trocas
sociais continuadas e a definição da noção de moralidade interacional. Determinar os
processos de troca como modelos formais das trocas sociais continuadas. Analisar o
papel dos grupos INRC na sustentação dos mecanismos de regulação das trocas sociais
interessadas. Discutir aa questão das formas de diacronicidade das trocas sociais.
Analisar exemplos e estudos de caso.

Programa (conteúdo):
1. Conceito Piagetiano de Troca Social
2. Troca Interessada, Troca Desinteressada e a Noção de Moralidade Interacional
3. Modelo Piagetiano de Troca Social: Valores de Troca
4. Processos de Troca e Troca Social Continuada
5. Grupos INRC, Regulação Baseada em Normas, e Mecanismo de Regulação de
Processos de Troca
6. O Exemplo das Trocas Intelectuais
7. A Questão das Diacronicidades Operacionais e Estruturais das Trocas Sociais
8. Análise de Casos

Método de trabalho (principais atividades):
Aulas expositivas. Análise de exemplos e estudo de casos pelos alunos, em grupo.
Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Avaliação crítica das análises de exemplos e estudos de caso realizados.

Bibliografia sugerida:

- Piaget, J. Estudos Sociológicos. Forense, 1973.
- Costa, A. C. R. Extending Piaget's Model of Interested Social Exchanges to Account for
their Operational Diachronicity. (artigo submetido para publicação).
- Dimuro, G. P.; Costa, A. C. R. ; Palazzo, Luiz Antônio Moro . Systems of Exchange
Values as Tools for Multi-Agent Organizations. Journal of the Brazilian Computer
Society, Porto Alegre, v. 11, n.1, p. 31-50, 2005.
- Costa, A. C. R. ; Dimuro, G. P. A Basis for an Exchange Value-based Operational Notion
of Morality for Multiagent Systems. In: 13th Portuguese Conference on Artificial
Intelligence EPIA 2007/MASTA 2007. Progress In Artificial Intelligence (Lecture Notes in
Artificial Intelliegnce). Lisboa: Springer, 2007. v. 4874. p. 580-592.
- Costa, A. C. R. ; Dimuro, G. P. The Case for Using Exchange Values in the Modelling of
Collaborative Learning Interaction. In: 7th International Conference on Intelligent
Tutoring Systems/2nd International Workshop on Designing Computational Models of
Collaborative Learning Interaction, 2004, Maceió. Proceedings of ITS2004 Workshop
W9. Pittsburgh/Recife: Mostow, J. (Carnegie Mellon University), Tedesco, P. (UFPE),
2004. p. 19-24.
- Rodrigues, M. R.; Costa, A. C. R.; Bordini, R. H. A System of Exchange Values to
Support Social Interactions in Artificial Societes. In: 2nd. Int. Conf. on Autonomous
Agents and Multiagent Systems, 2003, Melbourne. Proceedings of AAMAS 2003, 2003.
v. 1. p. 1-8.
- Rodrigues, M. R.; Costa, A. C. R.; Bordini, R. H. Using Qualitative Exchange Values to
Improve the Modelling of Social Interactions. In: 4th Work. on Agent Based Simulation,
2003, Melbourne. Lecture Notes in Artificial Intelligence. Berlin: Springer, 2003. v. 1. p.
1-16.

Professor responsável: Antonio Carlos da Rocha Costa

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Tópicos Especiais

Carga horária: 30

Créditos: 2




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs