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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00013 – TÓPICOS ESPECIAIS - Estilos de Aprendizagem no desenvolvimento dos Objetos de Aprendizagem

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Súmula:

A partir dos modelos de estilos de aprendizagem, analisar sua relação com as técnicas instrucionais desenvolvidas nos objetos de aprendizagem.
Objetivos: desenvolver objetos de aprendizagem, baseado nos técnicas instrucionais e estilos de aprendizagem.

Programa (conteúdo):
- Objetos de Aprendizagem
- Metodologias pra desenvolvimento dos objetos de aprendizagem
- Técnicas instrucionais
- Modelos de Estilos de aprendizagem
o Dependência e Independência de Campo (Witkin, 1964; Witkin y Goodenough, 1981) Estilos de Aprendizagem de Dunn y Dunn (1974)
o David Kolb (1976)
o Peter Honey y Alan Mumford (1986)
o Quadralidade Cerebral (Herrmann, 1982; 1990)
o Programação Neolinguística (Bandler y Grinder, 1982)
o Inteligências Múltiplas (Gardner, 1983)
o Unificado de Estilos de Aprendizagem de Elvira Popescu (Popescu, 2010)
o Estilos de Aprendizagem de Felder y Silverman (1988)
- Processos cognitivos de organização e desenvolvimento do pensamento (De Sánchez, 1991; 1991a; 1993)
o Observação
o Comparação e relação
o Classificação simples
o Ordenamento
o Classificação hierárquica
o Análises
o Sínteses
o Avaliação
- Ferramenta pra desenvolvimento dos objetos de aprendizagem
- Atividade prática

Método de trabalho (principais atividades): Aulas expositivas e dialogadas, leituras dirigidas, debatem em sala de aula, aulas práticas em laboratório.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Participação em aula e no ambiente virtual
Trabalho experimental de desenvolvimento de objeto de aprendizagem


Bibliografia sugerida:

- Bandler, R. y Grinder, J. (1982). De sapos a príncipes. Editorial Cuatro Vientos.

- De Sánchez, M. (1991). Desarrollo de Habilidades del Pensamiento. Procesos Básicos del pensamiento. México, Trillas.

- De Sánchez, M. (1991a). Procesos directivos, ejecutivos y de adquisición de conocimiento. Guía del instructor. México, Trillas.

- De Sánchez, M. (1993). Planifica y decide. México, Trillas.

- De Sánchez, M. (1995). Using critical thinking principles as a guide to college-level instruction. Teaching of Psychology 22, (1), Pp:72-74.

- De Sánchez, M. (2002). La investigación sobre el desarrollo y la enseñanza de las habilidades de pensamiento. Revista Electrónica de Investigación Educativa 4, (1). Disponível na Internet Acesso em 9/4/2015.

- Díaz-Barriga, F. (2006). Enseñanza situada: vínculo entre la escuela y la vida. México, Mc Graw Hill.

- Dunn, R. y Dunn, K. (1974). Learning style as a criterion for placement in alternative programs. Phi Delta Kappan, 56 (4), Pp: 275-278.

- Felder, R. y Silverman, L. (1988). Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Engr. Education, 78(7), Pp: 674-681. Disponível na Internet em Acesso em 10/4/2015.

- Felder, R. y Soloman, B. (2007). Index of Learning Styles. Disponível na Internet em Acesso em 10/04/2015.

- García-Cué, J. (2006). Estilos de Aprendizaje. Web de José Luis García Cué. Disponível na Internet em Acesso em 10/04/2015.

- Gardner, H. (1983). Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, Division of Harper Collins Publishers.

- Gregorc, A. F. (1979). Learning/teaching Styles: Potent Forces Behind Them. Educational Leadership, 36(4).

- Herrmann, N. (1982). The Creative brain. NASSP Bulletin, Pp: 31-45.

- Herrmann, N. (1990). The Creative Brain. Brain Books, Lake Lure, North Carolina.

- Honey, P. y Mumford, A. (1986). The Manual of Learning Styles. Maidenhead, Berkshire: P. Honey, Ardingly House.

- Kolb, D. (1976). The Learning Style Inventory: Technical Manual, Boston, Ma.: McBer.

- Nérici, I. (1992). Hacia una didáctica general dinámica. 3ª Edición. Kapelusz, Argentina.

- Ponce Gallegos, J., Silva Sprock, A., Villalpando Calderón, M. y Padilla, A. (2014) Desarrollo de un Sistema Generador de Objetos de Aprendizaje Basado en la Metodología MeLOTS. XV Seminario de la Investigación de la Universidad Autónoma de Aguascalientes. ISBN: 978-607-8153-13-8. 15-19 de mayo 2014. Aguascalientes, México: Universidad Autónoma de Aguascalientes.

- Popescu, E. (2010) A Unified Learning Style Model for Technology-Enhanced Learning: What, Why and How?. International Journal of Distance Education Technologies, 8(3), IGI Global, Pp: 65–81. Disponível na Internet em Acesso em 09/4/2015.

- Reinert, H. (1976). One Picture Is Worth a Thousand Words? Not Necessarily! Modern Language Journal, LX(4), pp 160-168.

- Riechmann, S. W. (1979). Learning Styles: Their Role in Teaching Evaluation and Course Design. Ann Arbor. Michigan: ERIC. ED 176136.

- Secretaría de Educación Pública. (2003). Material Autoinstruccional “Compendio de técnicas grupales para el trabajo escolar con adolescentes”. DGB/DCA/2003-09. Disponível na Internet < http://www.dgb.sep.gob.mx/informacion_academica/material deapoyo/material_autoinstruccional_vol%202.pdf> Acesso em 8/4/2015.

- Silva Sprock, A., Ponce Gallegos, J. y Hernández, Y. (2013). Estado del Arte de las Metodologías para el Desarrollo de Objetos de Aprendizaje. VIII Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para el Aprendizaje LACLO 2013. Universidad Austral de Chile, Valdivia, Chile. ISSN: 1982-1611. Disponível na Internet < http://www.laclo.org/papers/index.php/laclo/article/view/83/77> Acesso em 09/4/2015.

- Silva Sprock, A., Ponce Gallegos, J. y Villalpando Calderón, M. (2013). Hacia un Método Recomendador de Técnicas Instruccionales, para el Desarrollo de Objetos de Aprendizaje. VIII Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologías para el Aprendizaje LACLO 2013. Universidad Austral de Chile, Valdivia, Chile. ISSN: 1982-1611. Disponível na Internet em Acesso em 9/4/2015.

- Silva Sprock, A., Ponce Gallegos, J. y Villalpando Calderón, M. (2014). Development Model of Learning Objects Based on the Instructional Techniques Recommendation. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 4(1), Pp: 27-35. Disponível na Internet em Acesso em 12/4/2015.

- Silva Sprock, A., Ponce Gallegos, J. y Villalpando Calderón, M. (2014a). Sistema Recomendador de Técnicas Instruccionales, Basado en Objetivos Pedagógicos - ReTIBO. EDUCERE, la revista venezolana de educación. Vol.60. mayo-agosto 2014. ISSN: 1316-4910. Pp. 281-287. Disponível na Internet Acesso em 10/4/2015.

- Silva Sprock, A., Ponce Gallegos, J. y Villalpando Calderón, M. (2014b). Sistema_Recomendador de Técnicas Instruccionales, Basado en Procesos Cognitivos y Estilos de Aprendizaje, GeLOTS. VII International GUIDE Conference. Universidad Panamericana, Ciudad de Guatemala, Guatemala. ISBN: 978-889-77-72-02-6. Disponível na Internet Acesso em 10/4/2015.

- Witkin, H. A. (1964). Origins of cognitive style. In C. Sheerer (Ed.), Cognition: Theory, research, promise. New York: Harper & Row.

- Witkin, H. A. y Goodenough, D. R. (1981). Cognitive styles: Essence and origins. New York: International Universities Press.


Professor responsável: Rosa Maria Vicari

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Tópicos Especiais

Carga horária: 30

Créditos: 2




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