Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00013 - Tópicos Especiais: Foucault + Piaget: Os Princípios Operatórios da Microfísica do Poder

A-   A  A+

Súmula:

Súmula: Lógica operatória. Fundamentos morais das interações sociais.
Microfísica do poder. Bases operatórias da microfísica do poder. Microfísica do poder nos
sistemas educacionais.

Objetivos: Investigar a possibilidade de utilizar as estruturas da lógica operatória de Jean Piaget, os modelos operacionais relacionados com ela, e a teoria Piagetiana dos fundamentos morais das interações sociais, para compreender os princípios operatórios da microfísica do poder, conforme tal conceito foi estabelecido por Michel Foucault. Colocar, com base nessa compreensão, a questão da microfísica do poder nos sistemas
educacionais.

Programa (conteúdo):
1. Revisão das estruturas da lógica operatória Piagetiana que são relevantes para a
disciplina.
2. Revisão dos modelos operacionais conexos à lógica operatória que são relevantes
para a disciplina.
3. Revisão dos estudos Piagetianos sobre os fundamentos morais das interações sociais.
4. Leitura orientada de trechos selecionados do livro “O Poder Psiquiátrico”, de Michel
Foucault, visando caracterização dos conceitos de relação de força, relação de poder
e microfísica do poder.
5. Análise dos conceitos de relação de força, relação de poder e microfísica do poder
visando determinação de seus princípios operatórios.
6. Leitura orientada de trechos selecionados do livro “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault,
visando caracterização dos mecanismos disciplinares como sistemas nucleares da
microfísica do poder, realizadores de relações de força e de poder.
7. Análise e discussão da questão da microfísica do poder nos sistemas educacionais.

Método de trabalho (principais atividades):
Aulas expositivas, leituras dirigidas e debates orientados em sala de aula.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Trabalho de fim de disciplina.

Bibliografia sugerida:

1. Jean Piaget. Estudos Sociológicos. Forense, 1973.
2. Jean Piaget. O Juízo Moral na Criança. Summus, 1994.
3. Jean Piaget. Lógica Operatória. Globo, 1976.
4. Michel Foucault. O Poder Psiquiátrico. Martins Fontes, 2006.
5. Michel Foucault. Microfísica do Poder. Graal, 2010.
6. Michel Foucault. Vigiar e Punir. Vozes, 2013.

Professor responsável: Antonio Carlos da Rocha Costa

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Tópicos Especiais

Carga horária: 30

Créditos: 2




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs