Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Modelos Pedagógicos e Competências em Educação a Distância

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina pretende discutir conceitos sobre Modelos Pedagógicos e Competências em Educação a Distância. Para isso relaciona interdisciplinarmente a tecnologia digital e a Educação. Partindo do modelo e seus elementos, objetiva-se também estudar o conceito de Competências, especificamente, as digitais e para grupos, vinculadas à Educação a Distância. Por fim aborda-se a Escrita Coletiva.
Logo, os seguintes assuntos serão tratados: 1) Modelos e Arquiteturas pedagógicas em EAD, 2) Competências e seus elementos em EAD 3) Competências Digitais, 4) Competências para grupos 4) Escrita Coletiva e uso do ETC e 5) Desenvolvimento de artigo final.
Serão utilizados o ambiente virtual de aprendizagem ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem -, disponível em http://www.ead.ufrgs.br/rooda ., e o Editor de Texto Coletivo ETC.
Total: 45 hs/a

Objetivos:
Propiciar ao aluno um embasamento teórico-prático necessário para trabalhar com os temas propostos. A partir desta experiência, os discentes irão desenvolver ou analisar um modelo pedagógico de um curso ou disciplina, onde vão elencar as competências a serem construídas (digitais e/ou para grupos).

Programa (conteúdo):
1. Modelos e Arquiteturas Pedagógicas em EAD: estudar o conceito de modelo pedagógico, permitindo compreender seus pressupostos epistemológicos, tecnológicos e metodológicos na perspectiva da EAD e o elemento da arquitetura pedagógica.
2. Competências e seus elementos: discutir o conceito de competência e seus elementos constituintes caracterizados pelos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). Também mostra como as competências podem ser organizadas e compreendidas em diferentes perspectivas
3. Competências Digitais: compreender, mapear e analisar as competências digitais no contexto da educação a distância. Será tratado também do perfil do aluno virtual, destacando sua relação com a tecnologia e com a aprendizagem a distância.
4. Competências para grupos: aprofundar sobre as competências relacionadas à formação de grupos, no intuito de analisar possíveis estratégias de interação que estão relacionadas ao tema.
5. Escrita Coletiva: discutir sobre as relações de cooperação, colaboração e outras competências que podem influenciar na escrita coletiva. Explorar o conceito de Sistemas de Recomendação e sua aplicação no Editor de Texto Coletivo (ETC).

Método de trabalho (principais atividades):
Uso do AVA institucional UFRGS, ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem - desenvolvido pelo NUTED – Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação – e disponível em http://ead.ufrgs.br/rooda.
O aluno deverá entrar com seu número de cartão UFRGS e senha do Portal do Aluno/Servidor da UFRGS.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Serão considerados as contribuições nas aulas presenciais; a presencialidade on-line através dos registros de cada aluno nas funcionalidades do ROODA utilizadas na disciplina, tais como Fórum, Diário de Bordo e webfólio; o envolvimento e a participação do aluno nas produções em equipes e/ou individuais.


Bibliografia sugerida:

As referências bibliográficas estarão disponíveis na página da disciplina e na Biblioteca do ROODA.

BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Modelos Pedagógicos para a Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

CAMPOS, Fernanda C. A. et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

CAZELLA, S. C.; SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A.; FREITAS, R. Recomendando Objetos de Aprendizagem baseado em Competências em EAD. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v.9, n.2, dez. 2011. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/25123>.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI. In: ______. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Trad. Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 15-46.

COSTA, Fernando Albuquerque et al. Competências TIC: Estudo de Implementação. Plano Tecnológico da Educação de Portugal. v. 1, ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação, Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 dez 2015.

European Commission, Key Competences for lifelong learning. Disponível em:
http://europa.eu/legislation_summaries/education_training_youth/lifelong_learning/c11090_en.htm

LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Marcelo (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MASTACHE, Anahí. Formar personas competentes: Desarrollo de competencias tecnológicas y psicosociales, Buenos Aires: NOVEDUC, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. In: Linguagem e Ensino, Vol. 4, nº 1, 2001.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

______. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PÉREZ, M.A. & DELGADO, Á. De la competencia digital y audiovisual a la competencia mediática: dimensiones e indicadores. 2012. Comunicar, 39 (XX), 25-34.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2 ed. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2001.

______. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2003.

______. A educação a distância em transição: tendências e desafios. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2003.

RAPOSO, Mariana Reis. Competência digital e a EAD. In.: LITTO, Frederic e FORMIGA, Marcos (Org). Educação a distância: o estado da arte. Vol. 2. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, p. 294 – 302.

REATEGUI, E.; CAZELLA, S. C. Sistemas de Recomendação. In: XVIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

SCHLEMMER, Eliane. Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. In: BARBOSA, Rommel Melgaço. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005. P. 29-50.

Bibliografia elencada nos seguintes objetos de aprendizagem:

Arquead - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2007/arqueads/index.html

Gestead - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2008/gestead/

Compead - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/compead/inicio.html

CompMap - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2010/compmap/

CompDig_EAD - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2014/compdig_ead/

ModeloRecEAD - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2013/modelorec/

CompRecEAD - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2013/comprec/


Professor responsável: Patricia Alejandra Behar

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs