Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00013 - Tópicos Especiais: Construção de Objetos de Aprendizagem através da Metodologia ConstruMed

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina pretende discutir a construção de objetos de aprendizagem baseados no design pedagógico. Para isso será utilizado como base a metodologia ConstruMed – construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. Desse modo, serão abordados os principais procedimentos técnicos, gráficos e pedagógicos envolvidos nesta prática.
Serão utilizados o ambiente virtual de aprendizagem ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem -, disponível em http://www.ead.ufrgs.br/rooda ., e o objeto de aprendizagem ConstruMed –, disponível em: http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2014/construmed/.

Objetivos:
Oferecer ao aluno embasamento teórico e prático sobre o processo de construção de objetos de aprendizagem baseados no design pedagógico.

Programa (conteúdo):
1. Objetos de aprendizagem: visa discutir o conceito de objeto de aprendizagem e a sua utilização na educação.
2. Design Pedagógico: conceito e utilização dessa concepção na construção de objetos de aprendizagem
3. Processo de construção de objetos de aprendizagem: conceito, uso e avaliação da metodologia ConstruMed. Integração de fatores pedagógicos, técnicos e gráficos.

Método de trabalho (principais atividades):
Para o desenvolvimento da disciplina será utilizado o AVA institucional UFRGS, ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem, disponível em http://ead.ufrgs.br/rooda. Neste ambiente os alunos terão acesso a materiais teóricos e atividades práticas. Também serão incluídos objetos de aprendizagem com conteúdos que serão trabalhados no decorrer da disciplina.
Para acessar o referido ambiente virtual de aprendizagem o aluno deverá entrar com seu número de cartão UFRGS e senha do Portal do Aluno/Servidor da UFRGS.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Serão consideradas as contribuições nas aulas presenciais; a presencialidade on-line através dos registros de cada aluno nas funcionalidades do ROODA utilizadas na disciplina, tais como Fórum, Diário de Bordo e webfólio; o envolvimento e a participação do aluno nas produções em equipes e/ou individuais


Bibliografia sugerida:

As referências bibliográficas estarão disponíveis na página da disciplina e na Biblioteca do ROODA.

ASSIS; FICHEMAN; CORRÊA; NETTO e LOPES. EducaTrans: um Jogo Educativo para o Aprendizado do Trânsito. Revista Novas Tecnologias na Educação. V.4 Nº 2, dezembro, 2006. Disponível em: . Acesso em 05/01/2016.

Cmap Tools, download. Disponível em: http://cmap.ihmc.us/download/. Acesso em 04/01/2016.

GOULD , J. D., AND LEWIS, C.H. (1985) Design for usability:key principles and what designers think. Communications of the ACM, 28(3),300-311.

GREIMAS, Algirdas Julien (1987). De l'imperfection. Périgueux: Pierre Fanlac, 1987.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS. Dicionário de Semiótica. Trad. De Alceu Dias Lima e outros. São Paulo, Cultrix, 1989.

HACK, Catapan A.; PLÍNIO, Cornélio F.; SOUZA, Antonio C. ; CORRÊA, Thomé Z. R.; CYBIS, Walter A. Ergonomia em software educacional: A possível integração entre usabilidade e aprendizagem. Disponível em: Acesso em outubro/2006.

KRUG, Steve. Não me faça pensar: Uma abordagem do bom senso à navegabilidade da Web. São Paulo: Market Books, 2001.

LUESCH-REIS, Antônio M. Comunicação didática e design. In: Boletim técnico do SENAC. RJ, 1991. p. 85-106.

MOLES, Abraham. O cartaz. São Paulo:USP, 1979.p.93-97.

NIELSEN, Jakob. Projetando Websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 416 p. ROSA, Guilherme da. Introdução do design digital. Curso de design digital IAD/UFPel. Disponível em: Acesso em 10/01/2016.

NORMAN, Donald A. O Design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Ed. ROCCO, 2006.

NORMAN, D. The Design of Everyday Things. New York: Basic Books, 1988

OLIVEIRA, Ana Cláudia de. ESTESIA E EXPERIÊNCIA DO SENTIDO. Cadernos de Semiótica Aplicada, vol. 8, n°2, dezembro de 2010. Disponível em: . Acesso em: 13/07/2014.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

PREECE, J. ROGERS et al. Design de Interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

QUEIROZ, Álvaro. A COGNIÇÃO NO PENSAMENTO DE MARITAIN. 2007. Disponível em: . Acesso em 15/01/2016.

QUEIROZ, Marco Antonio de. Acessibilidade web: Tudo tem sua Primeira Vez. 2007. Disponível em: Acesso em 10/01/2016.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra R. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2005.

Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web - 1.0. Guia do W3C. Tradução de Cláudia Dias. Disponível em: < http://www.geocities.com/claudiaad/acessibilidade_web.html#user-agent> Acesso em: 10/01/2016.

ROSA, Guilherme da. Introdução do design digital. Curso de design digital IAD/UFPel. Disponível em: Acesso em 10/01/2016.

RUAS, Nilson. Criando Sites Web com folhas de Estilo. Visual Books, 2003.

SCAPIN, Dominique L. and BASTIAN, J. M. Christian. Ergonomic criteria for evaluating the ergonomic quality of interactive systems. In: Behaviour & information technology. V.16, n. 4/5, july-October, 1997.

SUPERUBER. Memorial de Minas Gerais – Vale. Disponível em: < http://vimeo.com/19228499 >. Acesso em 10/01/2016.

TORREZZAN, Cristina A. W. Design pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. Orientadora: Patricia Alejandra Behar. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Porto Alegre, 2009.

TORREZZAN, Cristina A. W.; BEHAR, Patricia A. Competências para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. In: BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em Educação a Distância. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 237-262 .
TORREZZAN, Cristina Alba Wildt. ConstruMed: Metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. 2015. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Programa Pós-graduação em Informática na Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: . Acesso em 05/01/ 2016.
Tutorial Hot Potatoes. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hotpotatoes/. Acesso em 04/01/2016.

Tutorial Weebly. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2toPBFLgUfw. Acesso em 04/01/2016.

Weebly. Disponível em: http://www.weebly.com/weebly/userHome.php. Acesso em 04/01/2016.


Professor responsável: Patricia Alejandra Behar

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Tópicos Especiais

Carga horária: 30

Créditos: 2




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs