Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00022 - Projetos: Análise dos Projetos de Pesquisa

A-   A  A+

Súmula:

Súmula/ementa:
Desenvolvimento, discussão e acompanhamento das investigações de mestrado e
de doutorado orientandos. Espaço de qualificação de projetos de pesquisa , teses e dissertações.

Objetivos:
Discutir cada um dos projetos e seu desenvolvimento. Desenvolver argumentação conceitual e metodológica. Atribuir relevância à escrita acadêmica; aos aspectos éticos na pesquisa; ao diálogo com a área da Educação a Distância, Educação Híbrida e Formação de Professores.

Programa (conteúdo):
A eleição teórica e o método requerido; O problema e os procedimentos técnicos de coleta e registro de dados; Análise de pesquisas acadêmicas na área de educação a distância e formação de professores; A escrita em dissertações e teses; Organização temporal e as etapas da pesquisa; Elaboração de textos. Leitura e discussão das produções.

Método de trabalho (principais atividades):
Seminários de discussão; Apresentação das pesquisas, decisões e consequências. Discussão no grupo. Construção crítica. Aceitação de contra-argumentações como fontes para pensar. Regularmente entrar no Moodle como local de discussão, apresentação e orientação. Acompanhar a discussão e sugestões de materiais no Grupo Arquiteturas pedagógicas do Facebook.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Regularidade na presença. Participação nas atividades do grupo de orientação. Cumprimento de prazos e atividades. Elaboração e reelaboração dos argumentos.


Bibliografia sugerida:

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanalise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994.
BAUER, Martin W. e GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: uma manual prático. 2a. ed. Editora Vozes, 2003.
BRANDÃO, C. R. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense. 1982.
BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BUNGE, M. Epistemologia. São Paulo: Edusp, 1980.
CARDOSO, Ciro Flamarion S., BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os métodos da história. Trad. João Maia. 3.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
CARDOSO, Ruth. (org.). A aventura antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
CARVALHO, M.C.M (org.). Metodologia científica: fundamentos e técnicas: construindo o
CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 6.ed. São Paulo: Ática, 1995.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1998.
Christine Redecker (2009). Learning 2.0: the impact of web 2.0 Innovations on Education and Trainning in Europe
Conferir a bibliografia e os materias no moodle do grupo Orientação Pós-Graduação .


Professor responsável: Marie Jane Soares Carvalho

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Projeto

Carga horária: 30

Créditos: 2




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs