Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Educação na Modernidade Líquida

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina estuda a educação e as relações em redes sociais na modernidade líquida. Enfoca os ensaios teóricos de Zygmunt Bauman sobre a constituição da sociedade na contemporaneidade, seus efeitos e consequências para o mundo da vida. Articula esses estudos para pensar as relações em redes sociais e a educação possível e necessária.

Objetivos:
- Apropriar-se dos ensaios críticos sobre a modernidade líquida;
- Relacionar os argumentos para pensar as relações em redes sociais;
- Discutir as implicações para a Educação e os possíveis para a pedagogia.

Programa (conteúdo):
- Modernidade líquida; Comunidade; Ética; Educação; Cultura.

Método de trabalho (principais atividades):
- Seminários de estudos; Leituras e discussão; Vídeos e questões para educação.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
- Ensaio crítico relacionando os estudos teóricos com a questão das redes socais e a educação contemporânea. Apresentação do ensaio crítico em aula.
- Critérios: Assiduidade; contribuição ativa e substantiva à discussão e ao
aprofundamento teórico e metodológico; apresentação do paper e discussão com os colegas.

Bibliografia sugerida:

BAUMAN, Z. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro:
Zahar, 1995/2011.
______. O mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
______. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
______. La cultura como praxis. 2a. Madrid: Paidós, 1999/2010.
______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Z.; TESTER, K. La ambivalencia de la modernidad y otras
conversaciones. Madrid: Paidós, 2001/2011.
BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Ed., 2003.
______. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
______. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
______. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de
Janeiro: Zahar, 2008.
______. A sociedade individalizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de
Janeiro: Zahar, 2008.
______. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
______. A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
______. Vida líquida. rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
______. El arte de la vida. Barcelona: Paidós Ibérica, 2009.
______. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar 2010.
______. 44 cartas do mundo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
______. A ética é possível num mundo de consumidores? rio de Janeiro: Zahar,
2011.
______. Esto no es un diario. Barcelona: Paidós 2012.
______. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
______. Sobre educação e juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. Rio de
Janeiro: Zahar, 2013.
______. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de
janeiro: Zahar, 2014.
______. Para que serve a sociologia?: Diálogos com Michael Hviid Jacobsen e
Keith Tester. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
______. A riqueza de poucos beneficia todos nós? Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

Professor responsável: Marie Jane Soares Carvalho

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 60

Créditos: 4




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs