Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Método Clínico Piagetiano

A-   A  A+

Súmula:

Estudo do método clínico piagetiano, especialmente a entrevista clínica, como subsídio à pesquisa do desenvolvimento da inteligência humana.

Objetivos: Propiciar o conhecimento da metodologia de pesquisa do desenvolvimento da inteligência humana tomando como base a Epistemologia Genética. Formar pesquisadores em Epistemologia Genética.

Programa (conteúdo): Antecedentes do método clínico no estudo da inteligência humana; Método clínico: a observação clínica; a entrevista clínica; o método clínico propriamente dito; A entrevista clínica: a realização, tipos de respostas, tipos de entrevista; O método clínico propriamente dito.

Método de trabalho (principais atividades): Seminários, entrevistas e suas análises, observações e aplicação de provas do método clínico.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação: Frequência às aulas, valorização das entrevistas clínicas, participação efetiva nas tarefas a serem desenvolvidas via Moodle ou Facebook.


Bibliografia sugerida:

a) Referências básica:

DELVAL, Juan. Introdução à prática do método clínico. Descobrindo o pensamento das crianças. P. A.: ARTMED, 2002.

b) Referências complementares:

CARRAHER, Terezinha Nunes. O método clínico: usando os exames de Piaget. São Paulo: Cortez, 1994.
GOULART, Íris Barbosa. Piaget. Experiências básicas para utilização pelo professor. Petrópolis: Vozes.
INHELDER, BOVER e SINCLAIR. Aprendizagem e estruturas do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 1977.
KEBACH, Patrícia; BECKER, Fernando; ANDRADE, Jakeline; MARQUES, Tania. Método Clínico Piagetiano: Teoria e Prática. Porto Alegre: NEEGE, PPGEDU, FACED, UFRGS. 2004.

MONTANGERO, J. e MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Record.
VING-BANG. El método clínico y la investigación en la psicología del niño.


Professor responsável: Fernando Becker

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs