Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00030 - Leitura Dirigida: Disciplinaridade, Reprodutividade e Ação Libertadora em Sistemas Educacionais (turma RC)

A-   A  A+

Súmula:

Caracterização dos dispositivos disciplinares, de Michel Foucault. Caracterização dos sistemas educacionais reprodutivos, de Bourdieu e Passeron. Caracterização dos sistemas educacionais libertadores, de Paulo Freire. A relação disciplinaridade x reprodutividade x ação liberadora em sistemas educacionais.

Objetivos:

Examinar as noções de dispositivo disciplinar, de Michel Foucault, de sistema educacional reprodutor, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, e de educação libertadora, de Paulo Freire, visando estabelecer as possíveis relações entre essas noções, assim como as relações das mesmas com os sistemas educacionais tradicionais. Discutir os aspectos de disciplinaridade, reprodutividade e libertação nos ambientes educacionais de base tecnológica.

Programa (conteúdo):

1. Revisão da noção de sistema educacional reprodutivo, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron.
2. Revisão da noção de dispositivo disciplinar, de Michel Foucault.
3. Revisão da noção de sistema educacional libertador, de Paulo Freire.
4. Análise teórica das relações entre dispositivos disciplinares, sistemas educacionais reprodutivos e sistemas educacionais libertadores.
5. Discussão das relações da disciplinaridade, reprodutividade e educação libertadora com os sistemas educacionais tradicionais.
6. Discussão das relações da disciplinaridade, reprodutividade e educação libertadora com os sistemas educacionais de base tecnológica.

Método de trabalho (principais atividades):

Aulas expositivas, leituras dirigidas e debates orientados em sala de aula.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:

Trabalho de fim de disciplina.

Bibliografia sugerida:

1. P. Bourdieu & J.-C. Passeron. A Reprodução. Ed. Nacional, 2008.
2. P. Bourdieu. A Economia das Trocas Simbólicas. Perspectiva, 2007.
3. P. Bourdieu. Escritos sobre a Educação. Ed. Nacional, 2006.
4. Foucault, M. O Poder Psiquiátrico. Martins Editora, 2006.
5. Foucault, M. A Ordem do Discurso. Loyola, 1996.
6. Freire, P. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 2014.
7. Freire, P. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra, 2016.

Professor responsável: Antonio Carlos da Rocha Costa

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Leitura Dirigida

Carga horária: 30

Créditos: 2




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs