Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Sistemas de Recomendação e Ontologias para Competências Digitais (turma PA)

A-   A  A+

Súmula:

A disciplina pretende discutir os Sistemas de Recomendação, Objetos de Aprendizagem e as Ontologias focadas nas Competências. Para isso relaciona interdisciplinarmente a Tecnologia Digital e a Educação, aprofundando o conceito de competências digitais, recomendação de objetos de aprendizagem e o uso e construção de ontologias. Serão utilizados o ambiente virtual de aprendizagem ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem - disponível em http://www.ead.ufrgs.br/rooda e o Recomendador de Objetos de Aprendizagem por Competências RECOACOMP.

Objetivos:
Propiciar ao aluno um embasamento teórico-prático necessário para trabalhar com os temas propostos. A partir desta experiência, os discentes irão desenvolver um artigo final sobre os conceitos discutidos durante a disciplina.

Programa (conteúdo):
1. Competências: discutir o conceito de competências e seus elementos constituintes caracterizados pelos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA).
2. Competências Digitais: Conceito e uso na Educação a Distância (EAD)
3. Recomendação de Objetos de Aprendizagem por competências: conceito de recomendação de conteúdos e o uso da ferramenta RECOACOMP.
4. Ontologias na Educação: conceito, uso e metodologias.
Método de trabalho (principais atividades):
Uso do AVA institucional UFRGS, ROODA – Rede cOOperativa De Aprendizagem - desenvolvido pelo NUTED – Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação – e disponível em http://ead.ufrgs.br/rooda.
O aluno deverá entrar com seu número de cartão UFRGS e senha do Portal do Aluno/Servidor da UFRGS.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Serão considerados as contribuições nas aulas presenciais; a presencialidade on-line através dos registros de cada aluno nas funcionalidades do ROODA utilizadas na disciplina, tais como Fórum, e webfólio; o envolvimento e a participação do aluno nas produções em equipes e/ou individuais.

Bibliografia sugerida:

Bibliografia recomendada:
As referências bibliográficas estarão disponíveis na página da disciplina e na Biblioteca do ROODA.

ALMEIDA, M. B. Uma abordagem integrada sobre ontologias: Ciência da Informação, Ciência da Computação e Filosofia. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 3, p. 242–258, set. 2014.

BARCELLOS, C. D.; MUSA, D. L.; BRANDÃO, A. L.; WARPECHOWSKI, M. RENOTE, Sistema de Recomendação Acadêmico para Apoio a Aprendizagem. Porto Alegre, v. 5, n.2, 2007.

BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Modelos Pedagógicos para a Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CARLINI, Alda; TARCIA, Rita Maria. 20% a distância: e agora?: Orientações práticas para o uso de tecnologia de educação a distância. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. p.177.

CAZELLA, S. C. ; BARBOSA, J. ; REATEGUI, Eliseo ; BEHAR, P. . Recommending Academic Papers for Learning Based on Information Filtering Applied to Mobile Environments. In: Francisco Milton Mendes Neto (Rural Federal University of Semi-Arid, Brazil). (Org.). Technology Platform Innovations and Forthcoming Trends in Ubiquitous Learning. 1ed.Amsterdam: IGI, 2013, v. 1, p. 1-317.

CAZELLA, S. C. ; DRUMM, J. ; BARBOSA, J. . Um serviço para recomendação de artigos científicos baseado em filtragem de conteúdo aplicado a dispositivos móveis. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 22, 2010.

CAZELLA, S. C. ; MASIERO, Tiago ; REATEGUI, Eliseo . UTILIZANDO SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO NA CRIAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. 1-10, 2006.

CAZELLA, S. C. ; Nunes, M. A. ; REATEGUI, Eliseo . A Ciência da Opinião: Estado da arte em Sistemas de Recomendação. In: André Ponce de Leon F. de Carvalho; Tomasz Kowaltowski. (Org.).. (Org.). JAI: Jornada de Atualização em Informática da SBC. Rio de Janeiro: Editora da PUC Rio, 2010, v. , p. 161-216.

CAZELLA, S. C.; SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A.; FREITAS, R. Recomendando Objetos de Aprendizagem baseado em Competências em EAD. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v.9, n.2, dez. 2011. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/25123>.

CAZELLA, S. C.; SILVA, K. K. da; BEHAR, P. A.; SCHNEIDER, D.; FREITAS, R. RENOTE, Recomendando Objetos de Aprendizagem baseado em Competências em EAD. Porto Alegre, v.9, n.2, 2011.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI. In: ______. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Trad. Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. P. 15-46.

CORCHO, O.; FERNÁNDEZ-LÓPEZ, M.; GÓMEZ-PÉREZ, A. Methodologies, tools and languages for building ontologies. Where is their meeting point? Data & Knowledge Engineering, v. 46, n. 1, p. 41–64, jul. 2003.

COSTA, Fernando Albuquerque et al. Competências TIC: Estudo de Implementação. Plano Tecnológico da Educação de Portugal. v. 1, ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação, Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), 2008. Disponível em: .Acesso em: 10 dez 2015.

European Commission, Key Competences for lifelong learning. Disponível em: http://europa.eu/legislation_summaries/education_training_youth/lifelong_learning/c11090_en.htm
GUARINO, N.; OBERLE, D.; STAAB, S. What Is an Ontology? In: Handbook on Ontologies. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2009. p. 1–17.

LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Marcelo (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MASTACHE, Anahí. Formar personas competentes: Desarrollo de competencias tecnológicas y psicosociales, Buenos Aires: NOVEDUC, 2009.

MIDDLETON, S. E.; ROURE, D. DE; SHADBOLT, N. R. Ontology-Based Recommender Systems. In: Handbook on Ontologies. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2009. p. 779–796.

PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2 ed. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PETERS, Otto. A educação a distância em transição: tendências e desafios. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2003.

PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2003.

PRIMO, T. T. Método de representação de conhecimento baseado em ontologias para apoiar sistemas de recomendação educacionais. 120 p. Tese. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre. 2013.

RAPOSO, Mariana Reis. Competência digital e a EAD. In.: LITTO, Frederic e FORMIGA, Marcos (Org). Educação a distância: o estado da arte. Vol. 2. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, p. 294 – 302.

REATEGUI, E.; CAZELLA, S. C. Sistemas de Recomendação. In: XVIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

ZABALLA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Bibliografia elencada nos seguintes objetos de aprendizagem:

CompRecEAD - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2013/CompRecEAD/

CompMap - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2010/compmap/

CompDig_EAD - http://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2014/compdig_ead/

Professor responsável: Patricia Alejandra Behar

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs