Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00001 - Computação Afetiva (turma MA)

A-   A  A+

Súmula:

A afetividade e dimensões do afeto na Inteligência Artificial e suas influências no processo de desenvolvimento de sistemas educacionais. Teorias de emoções e da afetividade. Técnicas e métodos que subsidiam aplicação de dimensões afetivas em sistemas computacionais.

Objetivos:

Estudar a afetividade no contexto da Inteligência Artificial e da Informática na Educação.
Discutir as dimensões do afeto numa perspectiva de utilidade para a construção de sistemas inteligentes
Analisar os aspectos emocionais e afetivos no contexto de construção de sistemas envolvidos em interações de ensino e aprendizagem.
Analisar algumas teorias sobre afetividade e sobre emoções.
Desenvolver habilidades para desenvolvimento de pesquisas aplicadas a área educacional que objetivem a integração de funções de identificação, expressão e raciocínio sobre e de emoções em interações entre agentes artificiais e biológicos.

Programa (conteúdo):

1. Fundamentos da IA e os territórios para o afeto
2.Computação Afetiva:
2.1.Conceitos: emoção, afetividade, emoção em máquina, teorias e paradigmas de estudo sobre emoções, sistemas afetivos, sistemas aplicados a educação: classificação, arquitetura, modelo do usuário/aluno.
2.2.Modelos e influências teóricas em projetos de sistemas afetivos
3. Estudos de pesquisas atuais na área
4. Teorias sobre afetividade e emoções
5. Técnicas e metodologias de apoio a inserção das dimensões da afetividade em sistemas educacionais: mineração de dados educacionais, mineração de dados, textos, redes probabilísticas,
Comunicação Não Verbal, modelos BDI, sistemas de agentes.

Método de trabalho (principais atividades):

Os trabalhos de aprendizagem da disciplina se desenvolverão nas
modalidades:
a) exposições e discussões
b) seminários em base de textos e materiais previamente indicados
c) oficinas para desenvolvimento de habilidades e/ou projetos
d) atividades produzidas em ambiente de apoio ao ensino e a aprendizagem.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:

A avaliação será derivada da participação ativa dos alunos no processo de reflexão colaborativa sobre as noções desenvolvidas, sobre a aplicação destas noções com as tecnologias inerentes aos ambientes de apoio bem como pelas produções que serão solicitados a desenvolver através dos itens:
1. apresentação e discussão sobre artigos com apresentação oral e texto a ser distribuído para todos os participantes e/ou defesa com argumentação;
2. produção de artigos e de projetos de pesquisa que integrem a área de CA e a área de pesquisa e aplicação e interesse do aluno;
3. dedicação e aderência às atividades desenvolvidas.

Bibliografia sugerida:

1. BERCHT, M.
Em direção a agentes pedagógicos com dimensões afetivas. Tese Doutorado.Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Computação, UFRGS, 2001.
2. BERCHT, M. . Computação afetiva : vínculos com a psicologia e aplicações na educação. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. (Org.). Psicologia & Informática : produções do
III Psicoinfo e II jornada do NPPI. 1ed.São Paulo: Conselho Regional de Psicologia, 2006, v. , p.106-115.
3. DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem . Cia das Letras, 2011.
___. Em busca de Espinosa; prazer e dor na ciência dos sentimentos
. Idem, 2004.
___. O mistério da consciência. Idem, 2000.
___. O erro de Descartes; emoção, razão e o cérebro humano. Idem, 1996.
4. LONGHI,,M.T. ; Behar, P. A ; BERCHT, M. Mood Inference Machine: Framework to Infer Affective Phenomena in ROODA Virtual Learning Environment. International Journal of Advanced Corporate Learning (iJAC), v. 5, p. 8-16, 2012.
5. LONGHI,M.T Mapeamento dos Aspectos Afetivos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.
6. ORTONY, A; CLORE, G; COLLINS, A. The Cognitive Structure of Emotions. Cambridge: Cambridge University Press,1999. 207 p.
7. PICARD,R., Affective Computing . Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1997. 292p
8. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação


Professor responsável: Magda Bercht

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Eletiva

Carga horária: 60

Créditos: 4




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs