Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Videogames e Cognição Enativa: Bases Teóricas

A-   A  A+

Súmula:

Súmula:
O Seminário toma como foco estudos do campo dos videogames e da aprendizagem associando a leitura e discussão de capítulos e artigos selecionados das obras que deram origem as principais correntes dos Game Studies contemporâneas com a teoria da enação de Francisco Varela.

Objetivo:
A atividade visa proceder a um estudo crítico das obras fundantes da área de conhecimento denominada Game Studies aproximando com a teoria enativa, tomando em analise a própria experiência com jogos.

Avaliação:
Construção de um blog coletivo no qual serão publicados sínteses dos textos e das reflexões realizadas bem como o relato da experiência com os jogos.

Conteúdo Programático:
1. Cognição incorporada e Enação
2. Domínios Cognitivos e linguagem
3. Videogame como Alfabetização digital
4. Videogame como Experiência Programada
5. Oficinas com jogos digitais
6. Programação e alfabetização digital

Métodos de Trabalho:
Seminário Presencial, construção de um blog coletivo, diários de experiências de jogos.


Bibliografia sugerida:

Bibliografia Básica
1. GEE, J. P. What videogames have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave Macmillan, 2007.
2. MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2001.
3. MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento as bases biológicas da compreensão humana. Tradução Humberto Mariotti; Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena, 2004.
4. SQUIRE, Kurt. Video Games and Learning: Teaching and Participatory Culture in the Digital Age. Technology, Education--Connections (the TEC Series). Teachers College Press. 1234 Amsterdam Avenue, New York, NY 10027, 2011.
5. VARELA, F. J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E.; GIL, J. N.; SOUSA, J. DE. A mente corpórea ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
6. Wolf, M. J. P. The medium of the video game. Austin: University of Texas Press. 2002

Bibliografia Complementar
1. BAUM, C.; MARASCHIN, C. Explorando “Arkham Asylum”: Sobre videogame e aprendizagem inventiva. Revista Polis e Psique, v. 1, n. 2, p. 38 - 52, 2011a.
2. GEE, J. P. Videogames and Embodiment. Games and Culture, v. 3, n. 3-4, p. 3-4, 2008b.
3. GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Revista Perspectiva, v. 27, n. 01, p. 167-178, jul 2009.
4. SQUIRE, K. D. Educating the fighter: buttonmashing, seeing, being. On the Horizon On the Horizon, v. 13, n. 2, p. 75-88, 2005.
5. SQUIRE, K. D. From Content to Context: Videogames as Designed Experience. Educational Researcher, v. 35, n. 8, p. 19-29, 2006.
6. STEINKUEHLER, C. The Mangle of Play. Games and Culture, v. 1, n. 3, p. 199 -213, jul 2006.
7. STEINKUEHLER, C. A. Why Game (Culture) Studies Now? Games and Culture, v. 1, n. 1, p. 97 -102, 1 jan 2006.
8. STEINKUEHLER, C. A. Cognition and literacy in massively multiplayer online games. Handbook of research on new literacies, 2008.


Professor responsável: Cleci Maraschin

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs