Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00001 - Computação Afetiva

A-   A  A+

Súmula:

A afetividade e dimensões do afeto na Inteligência Artificial e suas influências no processo de desenvolvimento de sistemas educacionais. Teorias de emoções e da afetividade. Técnicas e métodos que subsidiam aplicação de dimensões afetivas em sistemas computacionais.

Objetivos:
- Estudar a afetividade no contexto da Inteligência Artificial e da Informática na Educação
- Discutir as dimensões da emoção e da afetividade numa perspectiva de utilidade para a construção de sistemas inteligentes
- Analisar os aspectos afetivos no contexto de construção de sistemas envolvidos em interações de ensino e aprendizagem
- Analisar algumas teorias sobre emoções e sobre afetos
- Desenvolver habilidades para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas a área educacional que objetivem a integração de funções de identificação, expressão e raciocínio sobre e de afetos em interações entre agentes artificiais e biológicos.

Programa (conteúdo):
1. Fundamentos da IA e da Ciência Cognitiva e os territórios para a emoção e afetividade
2. Computação Afetiva:
2.1.Conceitos: emoção, afetividade, emoção em máquina, teorias e paradigmas de estudo sobre emoções, sistemas afetivos
2.2.. Modelos e influências teóricas em projetos de sistemas afetivos
3. Estudos de pesquisas atuais na área
4. Teorias sobre afetividade e emoções
5. Técnicas e metodologias de apoio a inserção das dimensões afetivas em sistemas educacionais: redes probabilísticas, mineração de dados educacionais, comunicação não verbal, modelos BDI, sistemas de agentes

Método de trabalho (principais atividades):
Os trabalhos de aprendizagem da disciplina se desenvolverão nas modalidades de :
a) exposições e discussões
b) seminários em base de textos e materiais previamente indicados
c) oficinas para desenvolvimento de habilidades e/ou projetos
d) atividades produzidas em ambiente de apoio ao ensino e a aprendizagem

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação será derivada da participação ativa dos alunos no processo de reflexão colaborativa sobre as noções desenvolvidas, sobre a aplicação destas noções com as tecnologias inerentes aos ambiente de apoio bem como pelas produções que serão solicitados a desenvolver e se efetuará através dos itens:
1. Apresentação e discussão sobre artigos e temas com apresentação oral e texto a ser distribuído para todos os participantes e/ou defesa com argumentação
2. Produções de artigos e de projetos que integre a área de CA e sua área de pesquisa
3. Dedicação e aderência às atividades desenvolvidas




Bibliografia sugerida:

1.BERCHT.M. Em direção a agentes pedagógicos com dimensões afetivas.Tese Doutorado.Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Computação, UFRGS, 2001.
2.BERCHT, M. . Computação afetiva : vínculos com a psicologia e aplicações na educação. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. (Org.). Psicologia & Informática : produções do III Psicoinfo e II jornada do NPPI. 1ed.São Paulo: Conselho Regional de Psicologia, 2006, v. , p. 106-115.
3.DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. Cia das Letras, 2011.
___. Em busca de Espinosa; prazer e dor na ciência dos sentimentos. Idem, 2004.
___. O mistério da consciência. Idem, 2000.
___. O erro de Descartes; emoção, razão e o cérebro humano. Idem, 1996.
4.LONGHI,,M.T. ; Behar, P. A ; BERCHT, M. . Mood Inference Machine: Framework to Infer Affective Phenomena in ROODA Virtual Learning Environment. International Journal of Advanced Corporate Learning (iJAC), v. 5, p. 8-16, 2012.
5.LONGHI,,M.T Mapeamento dos Aspectos Afetivos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.
6.ORTONY, A; CLORE, G; COLLINS, A. The Cognitive Structure of Emotions. Cambridge: Cambridge University Press,1999. 207 p.
7. PICARD,R., Affective Computing. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1997. 292p
8.RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação



Professor responsável: Magda Bercht

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Eletiva

Carga horária: 60

Créditos: 4




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs