Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00044 - Estudos Sócio-Históricos da Ação Mediada

A-   A  A+

Súmula:

Estudos Sócio-Históricos da Ação Mediada busca analisar como a ação humana é mediada sócio historicamente pela cultura, sociedade e os indivíduos em interação. De que forma os instrumentos culturais configuram e se entrelaçam com os processos sociocognitivos. De que forma se configuram os processos de mediação enquanto processos sociais, dialógicos, interativos e dialéticos. E como as tecnologias enquanto artefatos culturais se imbricam nesses processos?
Estes são alguns dos questionamentos que norteiam a disciplina que parte do pressuposto que, enquanto espécie, habitamos um ambiente transformado pela atividade. Esta disciplina se propõe, portanto, analisar como essas transformações e os respectivos mecanismos de transferência de tais transformações que permitem a passagem de uma geração para outra afetam nossa habilidade de criarmos e usarmos artefatos incorporados à ação humana que mediam nossa relação com o mundo (físico, social, cognitivo, afetivo, etc)
Levando em conta, então, que essa transformação não acontece pela mera ação, e nem pela simples existência de “aparatos tecnológicos diversos” propomos uma abordagem sócio-histórica que evidencie e tensione as relações entre aprendizagem e criação e uso de tecnologia que mediam o desenvolvimento humano.


Bibliografia sugerida:

PONTECORVO, C.; AJELLO, A. M.; ZUCCHERMAGLIO, C. Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005
ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K.; SILVA, A.P.; CARVALHO, A M. (Org.) Redes de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.
VYGOTSKY, L. S Formação Social da Mente. 6º Edição.- São Paulo: Martins Fontes, 1998. [LEITURA PRÉVIA]
VYGOTSKY, L. S A construção do pensamento e da linguagem..São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas: fundamentos de defectologia. v.5. Madrid: Visor, 1997.
WERSTCH, James. Vygotsky y la formación social de la mente. Serie Cognición y desarrollo humano. Barcelona: Ed. Paidós, 1988.
WERTSCH,J. La Mente en Acción. Buenos Aires: Aique, 1999.
WERTSCH, James V. DEL RIO, Pablo e ALVAREZ, Amélia. Estudos Socioculturais da Mente. Porto Alegre: ArtMed, 1998


Professor responsável: Liliana Maria Passerino

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 60

Créditos: 4




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs