Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00041 - Metodologia de analise de textos verbais e não verbais em contexto digital: Linguagens abordagem lingúistica e semiótica

A-   A  A+

Súmula:

Esta disciplina se ocupa de práticas textuais, em contexto informatizado, dentro da concepção de letramento digital, a partir d o conceito de emergência(Steven Jonhson). Orientada por teorias do discurso, ocupar-se-á de análises de textos digitais sincréticos(verbais e não verbais ), quando constituídos como hipertextos.

Objetivos:
Compreender o conceito de linguagem sincrética, na perspectiva da semiótica;
Analisar textos digitais,do ponto de vista de sua arquitetura topológica de texto na tela
Compreender a arquitetura do hipertexto, a partir de uma concepção dinâmica de linguagem;
Analisar hipertextos.

Programa (conteúdo):
Concepção de Letramento digital; conceitos nele implicados, tais como ciberespaço e ciberflanerie;
Linguagens sincréticas e hipertexto como constituidores lingüísticos e semióticos do letramento digital;
Análise de textos hipermidiáticos: vídeos, fotografias, filme, música, em suas respectivas linguagens verbais, não verbais e intersecções.



Bibliografia sugerida:

BABO, Maria Augusta. Do corpo protésico ao corpo híbrido. Revista de Comunicação e linguagens – Corpo, técnica, subjetividade. N.33, jan/2004. p.25-35.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens – a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.
COUTO.EdvaldoSouza.A Satelitização do corpo:uma estratégia de sobrevivência.In:SILVA,Dinorá Fraga da, FRAGOSO. Sueli. Comunicação na cibercultura. São Leopoldo:Unisinos,2001.
FRAGA.Dinorá;VIEIRA.Renata.Ciências cognitivas em Semiótica e Comunicação. São Leopoldo: Unisinos,1999.
HAAG, C.R.; FRAGA, D.; SILVA, L.C.; LACERDA, G.D. O Jogo Digital como um “Hipergênero”. In:____ Revista Letra Magna. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura – Ano 02 – n. 03 – 2º Semestre de 2005. ISSN 1807-5193. Disponível em: . Acesso em: 12 de janeiro de 2008.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
JOHNSON, Steven. Emergência. Dinâmica da rede em formigas, cerebors , cidades e softwares.Rio de janeiro :Jorge Zahar 2003.
LEMOS.Andre.Ciberespaço,cibeonte e inteligência coletiva? In: SILVA,Dinorá; Fraga FRAGA.Dinorá,VIEIRA.Renata..Ciências cognitivas em Semiótica e Comunicação. São Leopoldo: Unisinos,1999.
KLEIMAN.A. Modelos de Letramento e as praticas de alfabetização na escola. In Kleiman A (Os Significados do Letramento Uma Nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas:Mercado de Letras,1998.p 15-61
KLEIMAN. A. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação;. In: Rojo, R. Alfabetização e letramento: perspectivas lingüísticas. Campinas. Mercado de Letras,1998 173 203
KOMESU,Fabiana: Pensar em hipertexto,in:ARAUJO,Julio Cesar; Biasi-Rodrigues Interação na internet:novas formas de usar a linguagem(orgs) Rio de Janeiro:Lucerna,2005
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 4. São Paulo: Perspectiva, 1996. 243 p.
STELARC. Das estratégias psicológicas às ciberestratégias; a protética, a robótica e a existência remota. In: DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.
TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Lisboa: Veja, 1999.
LEMOS.Andre.Ciberespaço,cibeonte e inteligência coletiva? In: SILVA,Dinorá; Fraga FRAGA.Dinorá,VIEIRA.Renata..Ciências cognitivas em Semiótica e Comunicação. São Leopoldo: Unisinos,1999.


Professor responsável: Dinora Moraes de Fraga

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs