Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Abstração Reflexionante: processos cognitivos, criativos e inventivos (turma A9)

A-   A  A+

Súmula:

Abstração: Categorias e Processo. Graus de abstração. Observáveis e não-observáveis. Abstração reflexionante e a criação de novidades: os dez patamares do reflexionamento. Abstração e equilibração: compreensão e extensão das estruturas. Abstração empírica e reflexionante. Abstração, generalização e aprendizagem. Adolescência e estruturas formais: o grupo INRC. Abstração reflexionante pseudo-empírica, conhecimento lógico-matemático e ensino de matemática. O que o conhecimento do processo de abstração reflexionante tem a dizer à escola atual?

Objetivos:
O Seminário propõe estudar o processo de Abstração Reflexionante (1977) responsável pela construção das estruturas formais que caracterizam a capacidade cognitiva do adolescente (PIAGET. Da lógica da criança à lógica do adolescente; ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais) e o aparato cognitivo básico da vida adulta e da atividade científica. Buscar-se-á compreender como se articulam esses temas importantes da Epistemologia Genética tendo em vista a busca de fundamentos para repensar a pedagogia e as didáticas no ensino, tanto na educação básica quanto na superior.

Programa (conteúdo):
(1) Abstração
(a) Categorias (Empírica, Reflexionante; Pseudo-empírica, Refletida)
(b) Processo (Reflexionamento e Reflexão)
(2) Graus de Abstração (da representação atual à meta-reflexão)
(3) Observáveis e não-observáveis: o papel do meio na evolução da capacidade cognitiva
(4) Abstração reflexionante e a criação de novidades; os dez patamares do processo inventivo
(5) Abstração e equilibração: compreensão e extensão das estruturas
(6) Abstração empírica e reflexionante
(7) Abstração, generalização e aprendizagem
(8) As estruturas formais, a adolescência e a atividade científica
(9) Agrupamento e Grupo INRC – estrutura lógica e pensamento
10) Processo de abstração e aprendizagem escolar

Método de trabalho (principais atividades):
Réplica e aplicação dos experimentos do Abstração reflexionante; relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. (Piaget, 1977) e aplicação de experimentos com iniciação ao método clínico. Para isso:
a) Leitura e estudo do Capítulo e do item das Conclusões Gerais do Livro, agendados para cada aula
b) Apresentação em duplas de dois capítulos e um Item das Conclusões para os colegas
c) Apresentação, junto com b), de entrevistas clínicas sobre o tema do Capítulo
d) Transcrição da entrevista clínica conforme padrão
e) Participação ativa em aula buscando a compreensão teórica pertinente
f) Postar, no Grupo Secreto do Facebook, o ppt das apresentações dos capítulos e da entrevista clínica

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
a) Apresentação de experimentos do Abstração reflexionante mediante réplica e aplicação em novos sujeitos.
b) Estudos das diversas introduções e conclusões do texto do Abstração Reflexionante e dos capítulos escolhidos do mesmo (Piaget, 1977).
c) Participação ativa nas reflexões em aula.
d) Paper de 3 páginas, com a compreensão do tema do Seminário, a ser lido para a turma e discutido com a mesma, no final do Seminário



Bibliografia sugerida:

BECKER, Fernando. Epistemologia do professor de matemática. Petrópolis: Vozes, 2012.
BECKER, Fernando. Epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2012
BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem em Piaget e Freire; da ação à operação. (3ª. ed.) Petrópolis: Vozes, 2010.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
BECKER, F. & MARQUES, Tania B. I. Ser professor é ser pesquisador. P. Alegre: Mediação, 2007.
FERREIRO, Emília. Atualidade de Jean Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MONTANGERO, J. & MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a inteligência em evolução. P. Alegre: Artmed, 1998.
PIAGET, Jean. [1977]. Abstração reflexionante; relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995 (Tradução de Fernando Becker e Petronilha B. G. da Silva). [Obra esgotada. Se não encontrar o livro é preciso fotocopiá-lo]
PIAGET, Jean. Recherches sur la generalisation. Paris: P.U.F.; 1978. (EEG XXXVI).
PIAGET, Jean. [1967]. Equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977.
PIAGET, Jean. [1936] O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1978.
PIAGET, Jean. [1945]. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PIAGET, Jean. [1936]. A construção do real na criança. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
PIAGET, Jean. [1936]. Fazer e compreender; imitação, jogo e sonho; imagem e representação. São Paulo, Melhoramentos/EDUSP, 1978.


Professor responsável: Fernando Becker

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs