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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00030 - Leitura Dirigida: ACESSIBILIDADE EM SISTEMAS WEB (turma A)

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Súmula:

Súmula/ementa:
Estudo da acessibilidade para sistemas Web com base nos referenciais bibliográficos indicados pela disciplina e nos resultados de pesquisa de grupos de nacionais e internacionais. Projeta a construção do "Estado de Conhecimento", por meio práticas experienciais e reflexivas, no campo de saber da Acessibilidade em sistema Web: recomendações de acessibilidade (WCAG 1.0 e 2.0, ARIA), análise da acessibilidade/usabilidade em sistemas Web, em especial, para aplicativos destinados para dispositivos móveis.

Objetivos:
1. Conhecer e apropria-se dos requisitos de Acessibilidade à Web: recomendações da WCAG 1.0 e 2.0 e ARIA;
2. Construir o "Estado de Conhecimento" no âmbito da acessibilidade para sistemas Web: revisão bibliográfica e levantamento de investigações de grupos de pesquisa nacionais e internacionais;
3. Analisar a viabilidade e a aplicabilidade das recomendações de acessibilidade em sistemas Web;
4. Experienciar práticas de validação da acessibilidade em sistema Web, por meio de estudos de caso em ambientes digitais, objetos de aprendizagem, jogos educativos, aplicativos para dispositivos móveis.

Programa (conteúdo):
Módulo1:
• Recomendações de acessibilidade da WCAG 1.0 e 2.0 e ARIA.
Módulo2
• Estado do conhecimento sobre a acessibilidade à WEB.
Módulo3
• Aplicabilidade dos requisitos de acessibilidade aos sistemas WEB.
Módulo4
• Estudo de Caso: experiências de validação de acessibilidade a WEB.

Método de trabalho (principais atividades):
A disciplina envolverá atividades presenciais e não presenciais, contextualizadas no ambiente virtual Eduquito.
1. As atividades não presenciais envolvem leitura reflexiva de artigos científicos e capítulo de livros; o levantamento de investigações nacionais e internacionais, objetivando a organização do estado de conhecimento sobre o tema; o desenvolvimento das experiências de validação de sistemas Web; organização de materiais para apresentação oral e escrita.
2. As atividades presenciais envolverão a apresentação das leituras realizadas, dos textos elaborados; a apresentação das experiências de validação em sistemas Web, com discussão/reflexão individual e coletiva para construção de conhecimento na área.
Um cronograma de atividades, leituras e apresentações, será organizado e divulgado no início da disciplina, de acordo com o número de alunos matriculados, para o desenvolvimento das atividades presenciais e não presenciais. Para as atividades não presenciais será previsto o intervalo de tempo necessário a apropriação teórico-reflexivo do material bibliográfico indicado.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação compreenderá a:
• participação dos alunos em todas as atividades (presenciais e não presenciais) previstas: leitura; discussão; reflexão e aplicação/validação de sistemas Web;
• apresentação individual e/ou coletiva,
• realização da experiência de validação: estudo de caso;
• elaboração e apresentação da experiência prática, de forma escrita e oral, para publicação em periódico ou evento.



Bibliografia sugerida:

ARIA - Accessible rich internet applications. Disponível em: http://www.w3.org/TR/wai-aria/

CYBIS, W. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Novatec, 2010. [Disponível na plataforma virtual da disciplina]

CGI-BR. Comitê Gestor da Internet no Brasil - Dimensões e características da Web: um estudo do .gov.br. 2010. [Disponível na plataforma virtual da disciplina]

CHEIRAN, J. F. P. Jogos Inclusivos: diretrizes de acessibilidade para jogos digitais. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Informática). Instituto de Informática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2013 [Disponível na plataforma virtual da disciplina]

CHEIRAN, J. F. P. Diretrizes de acessibilidade para jogos. Disponível em < http://inf.ufrgs.br/~jfpcheiran/diretrizes/>; Acesso em Jul.2013.

NICÁCIO, J. M. Técnicas de acessibilidade: criando uma Web para todos. Maceió: EDUFAL, 2010. [Disponível na plataforma virtual da disciplina]

THIESSEN, P.; Chen C. Ajax live regions: Chat as a case example. In: W4A, pages 7–14, 2007. [Disponível na plataforma virtual da disciplina]

YESILADA, Y.; BRAJNIK, G.; VIGO, M.; HARPER, S. Understanding Web Accessibility and Its Drivers. In W4A, 2012. [Disponível na plataforma virtual da disciplina]

WCAG - Web content accessibility guidelines. Disponível em: http://www.w3.org/TR/WCAG/


Professor responsável: Lucila Maria Costi Santarosa

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Leitura Dirigida

Carga horária: 30

Créditos: 2




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