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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Redes, conectivismo e MOOC

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Súmula:

Súmula/ementa:
Ideias e aplicações do projeto conectivista. As novas condições e ecologia de aprendizagem que envolvem abundância de informação, redes e conectividade e sua aplicação pedagógica.

Objetivos:
1. Compreender as redes sociais da perspectiva de Albert-László Barabási.
2. Construir densidade teórica que permita analisar ideias, relevâncias, aplicações e limitações do projeto conectivista proposto por George Siemens e Stephen Downes.
3. Analisar o desenvolvimento dos MOOC e a proposta conectivista. O que podemos aprender com os MOOC?

Programa (conteúdo):
- Redes sociais
- Conectivismo
- Projeto conectivista aplicado aos MOOC
- Pedagogia e MOOC

Método de trabalho (principais atividades):
- Seminário – discussão informada.
- Análise do desenvolvimento dos MOOCs.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
- Presença em 95% dos encontros presenciais.
- Apresentação evidente de leitura e conhecimento nas discussões em sala de aula.
- Realização de artigo para publicação.
- Presença social nos ambientes virtuais. Não será aceito somente a apresentação de link ou like nas postagens.


Bibliografia sugerida:

Barabási, A.-L. (2002). Linked: the new science of networks. How everything is connected to everything else and what it means. Cambridge, MA: Perseus Publishing.
Bauman, Z. (2003). Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar.
Cochrane, G. (2011). Why Connectivism is not a learning theory. Blog A Point of Contact. [en línea] Disponible en: http://apointofcontact.wordpress.com/2011/09/07/why-connectivism-is-not-a-learning-theory/ (consulta 2012, 5 de diciembre).
Downes, S. (2010). Connectivism and connective knowledge: essays on meaning and learning networks. National Research Council Canada. Published under a Creative Commons License.
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Gardner, H. (2012). Educating digital youth and nurturing good work. [en línea] Disponible en: http://vimeo.com/55545080 (consulta 2012, 28 de diciembre).
Granovetter. M. (1973). The strength of weak ties. American Journal of Sociology, 78 (6), (1360-1380).
Granovetter. M. (1983). The strength of weak ties: a network theory revisited. Sociological Theory, 1, (201-233).
IRRODL. International Review of Research in Open and Distance Learning. (2011). [en línea] Manitoba, Canadá: Athabasca University, 12 (3) Disponible en: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/issue/view/44 (consulta 2012, 21 de noviembre).
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Kop, R. (2011). The chalenges to connectivist learning on open online networks: learning experiences during a massive Open Online Course. IRRODL, International Review of Research in Open and Distance Learning, 12(3), (19-37)
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Lévy, P. (1996). O que é virtual? Rio de Janeiro: Editora 34.
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Ryberg, T. (2009). Connectivism wiki and the creation of knowledge. [em línea] Disponible en: http://ryberg.blog.hum.aau.dk/tag/connectivism/ (consulta 2012, 05 de septiembre).
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BBC. (2010). Seis graus de separação. [en línea] Disponible en: http://www.youtube.com/watch?v=pz29Onl_uRw (consulta 2012, 10 de diciembre).
Soares Carvalho, M. J. (2013). Proposições e controvérsias no conectivismo. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, volumen 16, nº 2, pp. 09-31. [en línea] Disponible en: http://ried.utpl.edu.ec/sites/default/files/pdf/ried%2016_2articulos/art...
____. (2012). Debates sobre tecnologias digitais e pedagogia. Revista Espaço Acadêmico. Vol. 12, no. 139, pp. 09-17. (em línea] Disponible em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/view/702
Siemens, G. (2004). Connectivism: a learning theory for the digital age. [en línea] Disponible en: http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm (consulta 2012, 30 de octubre).
Siemens, G. (2005). Connectivism: learning as network-creation. [en línea] Disponible en: http://www.elearnspace.org/Articles/networks.htm (consulta 2012, 30 de octubre).
Siemens, G. (2006). Knowing Knowledge. [en línea] Disponible en: http://www.elearnspace.org/KnowingKnowledge_LowRes.pdf (consulta 2012, 25 de octubre).
Siemens, G. (2008). Connectivism. [en línea] Disponible en: http://www.connectivism.ca/?p=116 (consulta 2012, 21 de noviembre).
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Siemens, G; Conole, G. (2011). Editorial. IRRODL, International Review Of Research In Open And Distance Learning, 12(3), (i-iv) [en línea] Disponible en: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/994/1831 (consulta 2012, 23 de noviembre).
Sobrino Morrás, A. (2011). Processo de enseñanza-aprendizage y web 2.0: valoración del conectivismo como teoría de aprendizaje post-constructivista. Estudios Sobre Educación, 20 (117-140) [en línea] Disponible en: http://dspace.unav.es/dspace/bitstream/10171/18344/2/ESE%20117-139.pdf (consulta 2012, 10 de enero).
Watts, D. J. (2003). Six Degrees: the science of a connected age. New York e London: W.W. Norton & Company.
Zapata, M. (2011) ¿Es el “conectivismo” una teoría? ¿Lo es del aprendizaje? [en línea] Disponible en: http://blogcued.blogspot.com.es/2011/09/es-el-conectivismo-una-teoria-lo-es-del.html (consulta 2012, 09 de diciembre).


Professor responsável: Marie Jane Soares Carvalho

Linha de pesquisa: Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 60

Créditos: 4




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