Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00047 - Prática em Pesquisa Educacional: Pesquisa-Formação: a perspectiva ético-política e estética

A-   A  A+

Súmula:

Súmula/ementa:
Política de pesquisa-formação segundo paradigma ético-estético, no contexto de uma pragmática. Imersão e Implicação no campo da formação continuada, na ótica da pesquisa. Apreciação-interpretação enunciativa no contexto educativo de experimentações com formação.

Objetivos:
- Pensar os pressupostos e princípios da pesquisa-formação (continuada), na educação básica – ensino fundamental, anos iniciais e educação infantil -, segundo uma ótica (est)ética, seus desdobramentos e implicações no contexto de uma pragmática.
- Acompanhar e avaliar modos de imersão-implicação no campo da pesquisa-formação (continuada) sob a ótica (est)ética, no contexto de uma pragmática.
- Explicitar modos de apreciação-interpretação de enunciados (verbais-não verbais), no âmbito da pesquisa-formação (continuada), sob a ótica (est)ética, em contexto de experimentações.

Programa (conteúdo):
1) A perspectiva (est)ética e o contexto de uma pragmática.
2) Pesquisa-formação (continuada) no ensino fundamental-anos iniciais e educação infantil: imersão e implicação;
3) apreciação-interpretação de enunciados (verbais e não verbais) em contexto de experimentações.

Método de trabalho (principais atividades):
A atividade curricular centrará no trabalho de campo dos pesquisadores, em curso em escolas públicas (ensino-fundamental-anos iniciais e educação infantil) no interior do RGS, voltado simultaneamente para a formação continuada e a pesquisa no contexto de uma pragmática, buscando: (i) entender a perspectiva teórico-filosófica em jogo, bem como os conceitos teóricos que aí operam; (ii) exercitar a produção de condições para experimentações no campo educativo da formação e sua apreciação-interpretação, segundo perspectiva ético-política e estética.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação levará em consideração a imersão responsável no campo de pesquisa-formação, as condições de produção e a produção/apreciação de experimentações no contexto educativo em questão, a assiduidade, a participação nos espaços de discussão coletiva, as contribuições para as temáticas em pauta, a apresentação de relatório da pesquisa segundo o estágio em que se encontra.


Bibliografia sugerida:

Textos no âmbito da perspectiva deleuzo-guattariana e bakhtiniana, em especial, CAOSMOSE de Félix Guattari, com complementações de QUESTÕES DE LITERATURA E ESTÉTICA de Mikhail Bakhtin,
e de O QUE É FILOSOFIA? de Gilles Deleuze e Félix Guattari.


Professor responsável: Margarete Axt

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Eletiva

Carga horária: 30

Créditos: 2




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs