Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00048 - A ficção científica como ferramenta para o ensino tecnológico

A-   A  A+

Súmula:

Súmula/ementa:
O uso pedagógico da Ficção Científica. Análise de alguns livros e filmes que mais impactaram o leitor/espectador, e sua relação com modelos sociológicos, aspectos psicológicos dos personagens, modelos pedagógicos que podem ser vislumbrados, aspectos didáticos e abordagem de temas científicos. O ponto de vista do diretor, dos atores e do espectador. Filmes sobre robôs e I.A. Filmes sobre vida em outros planetas. Filmes de terror. Discussão sobre sensores de sentimentos. Poderemos algum dia medir os sentimentos? Modelos computacionais e quânticos da mente e a Ficção Científica. Discussão sobre como as novas tecnologias irão impactar novas técnicas de ensino (filme Matrix, por exemplo).

Objetivos:
A ficção científica muitas vezes se antecipou à ciência; muitas conjecturas, teorias, novas abordagens para velhos problemas, etc., são frequentemente abordados pelos livros ou filmes de ficção científica. O principal objetivo deste curso é mostrar como a ficção científica pode ser tornar um grande aliado do professor na sala de aula, se este for instigado a procurar nestes livros e filmes material relevante para os seus alunos, sem falar no aspecto da motivação, um dos grandes problemas que os professores encontram atualmente (dificilmente encontra-se alunos que não gostam de ficção científica, o que já é por si só um elemento positivo a ser explorado na sala de aula).

Programa (conteúdo):
Breve histórico da ficção científica. A evolução dos gêneros de ficção científica: da “Viagem ao centro da terra”de Julio Verne aos filmes de terros modernos. Aspectos sociológicos, psicológicos, científicos, etc., envolvidos nos filmes e livros a serem vistos e analisados. Modelos pedagógicos que podem ser identificados nestes livros e filmes. Como usar esse material na sala de aula.

Método de trabalho (principais atividades):
Leitura de alguns livros (5 títulos por aluno), filmes (5 por aluno). Filmes vistos e analisados em sala de aula. Discussão dos diversos aspectos pertinentes (em grupo e individual). Palestras de profissionais convidados: psicólogos, engenheiros, biólogos, dentre outros.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A) Participação nas aulas (discussões,..);
B) Apresentação de trabalhos – análise de livros e filmes : contextualização na sala de aula


Bibliografia sugerida:

1. Livros
• 2001 Uma Odisseia no Espaço, Arthur Clarke
• O Preço do Amanhã, Phillip Dick
• Fahrenheit 451, Ray Bradbury
• Blade Runner, O Caçador de Androides, Phillip; Dick
• Crônicas Marcianas, Isaac Asimov
• Eu, Robô; Isaac Asimov
• O Fim da Infância, Arthur Clarke
• A Era das máquinas espirituais, Ray Kurtweil
• A Guerra do Fogo
• Jurassic Park,
• A Presa
• Leve seus alunos ao cinema
• Neuromancer (Matrix)
• Outros


2. Filmes (classificação de um site da internet: melhoresfilmes.com.br)

1º 2001, uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick) - 1968
2º Metrópolis (Fritz Lang) - 1927
3º Guerra nas Estrelas: Episódio 4 - Uma Nova Esperança (George Lucas) - 1977
4º Blade Runner, o Caçador de Andróides (Ridley Scott) - 1982
5º Laranja Mecânica (Stanley Kubrick) - 1971
6º ET - O Extraterrestre (Steven Spielberg) - 1982
7º King Kong (Merian C. Cooper) - 1933
8º O Dia em Que a Terra Parou (Robert Wise) - 1951
9º Guerra nas Estrelas: Episódio 5 - O Império Contra-Ataca (Irvin Kershner) - 1980
10º Vampiros de Almas (Don Siegel) - 1956
11º Frankenstein (James Whale) - 1931
12º Alien - O Oitavo Passageiro (Ridley Scott) - 1979
13º Aliens - O Resgate (James Cameron) - 1986
14º O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final(James Cameron) - 1991
15º Guerra nas Estrelas: Episódio 6 - O Retorno de Jedi(Richard Marquand) - 1983
16º Solaris (Andrei Tarkovsky) - 1972
17º A Noite dos Mortos-Vivos (George A. Romero) - 1968
18º Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Steven Spielberg) - 1977
19º De Volta para o Futuro (Robert Zemeckis) - 1985
25º O Exterminador do Futuro (James Cameron) - 1984
26º Matrix (Andy Wachowski) - 1999
27º Jornada nas Estrelas II - A Ira de Kahn(Nicholas Meyer) - 1982
28º Stalker (Andrei Tarkovsky) - 1979
29º O Incrível Homem Que Encolheu (Jack Arnold) - 1957
30º A Plataforma (Chris Marker) - 1962
31º O Vingador do Futuro (Paul Verhoeven) - 1990
32º O Planeta dos Macacos (Franklin J. Schaffner) - 1968


Professor responsável: Milton Antonio Zaro

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Eletiva

Carga horária: 60

Créditos: 4




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs