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Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00013 - Tópicos Especiais - Pesquisa Qualitativa: Construção de Modelos de Análise com o Software Livre RQDA

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Súmula:

Súmula/ementa:
Disciplina teórico-prática que visa desenvolver nos alunos a capacidade de construir um modelo de análise de um fenômeno educacional, do ponto de vista da Pesquisa Qualitativa, com o auxílio do software livre RQDA. O RQDA é um pacote do R para Análise de Dados Qualitativos (Qualitative Data Analisys) formulado pela Universidad de la República (Uruguay) e Universidad Autónoma de Barcelona. Trata-se de um software livre que auxilia a organização dados de pesquisa qualitativa em formato de texto.

Objetivos:
Desenvolver nos alunos, do ponto de vista da Pesquisa Qualitativa, a capacidade de construir um modelo simplificado de análise de um fenômeno educacional.

Programa (conteúdo):
- Revisão teórica dos elementos constituintes de um Projeto de Pesquisa Qualitativa.
- Capacitação nas ferramentas do software livre RQDA.
- Construção de modelos de análise simplificados.

Método de trabalho (principais atividades):
- Revisão teórica de procedimentos em Pesquisa Qualitativa.
- Definição de temáticas dos projetos.
- Capacitação na utilização do software livre RQDA.
- Construção de modelo de analise simplificado do fenômeno em estudo.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
Os alunos serão avaliados pelos modelos de análise que construírem a partir de temáticas de seu interesse dentro do âmbito da Informática na Educação.


Bibliografia sugerida:

ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, Contexto e Significados: Algumas Questões na Análise de Dados Qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.45, p. 66-71, 1983.
BELL, J. Revisão teórica. Projeto de Pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008. P. 89-99.
BONI, V.; QUARESMA, S. J.; Aprendendo a entrevistar: Como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Florianópolis, v. 2, n. 1(3p. 68-80), jan/jul. 2005.
FACHIN, O. Pesquisa. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 121-138.
GRESSLER, L. A. Critérios para avaliação de projetos e relatórios científicos. Introdução à pesquisa: Projetos e relatórios. São Paulo: Loyola, 2004. P. 231-234.
GONDIN, S. M. G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v.12, n.24, 2002.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Evolução da pesquisa em educação. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PAIVA, V. L. M. O. Reflexões sobre ética na pesquisa. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Belo
Horizonte, 2005. V. 5, n.1, p. 43-61.
QUEIROZ, D. T.; VALL, J.; SOUZA, A. M. A.; VIEIRA, N. F. C. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Revista de Enfermagem, UERJ, Rio de Janeiro, abr/jun. 2007, 15(2): 276-83. Disponível em . Acesso em: 30/07/2013.


Professor responsável: Maria Cristina Villanova Biazus

Linha de pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Natureza: Tópicos Especiais

Carga horária: 15

Créditos: 1




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