Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Disciplinas



DISCIPLINAS POR LINHA

DISCIPLINAS POR SEMESTRE



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


DISCIPLINAS POR LINHA DE PESQUISA
PIE00021 - Seminário Avançado: Conhecimento e consciência II: contribuições da epistemologia genética e das neurociências ao desenvolvimento cognitivo

A-   A  A+

Súmula:

Bases biológicas e neurológicas do conhecimento e da consciência. Condições biológicas ou neurológicas, individuais e sociais do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem humana e suas implicações educacionais.

Objetivos:
Trazer para a educação as contribuições do estudo neurológico da consciência, especificamente da obra de António Damásio (ele palestrou, no dia 24 de junho de 2013, no Fronteiras do Pensamento), encaradas sob o ponto de vista da Epistemologia Genética, especialmente da obra Biologia e conhecimento e Fazer e compreender, de Piaget e Em busca de Espinosa e O mistério da consciência, de Damásio. Estudo comparativo entre o maior psicólogo do Séc. XX (Piaget) e de uma das maiores autoridades em Neurologia na atualidade (Damásio).

Programa (conteúdo):
Biologia e conhecimento. Fazer e compreender. Origem do conhecimento-capacidade e a emergência da consciência. Os instrumentos hereditários do conhecimento e as estruturas lógico-matemáticas. Organismo e meio. A vida, a consciência e a construção da mente consciente. A neurologia da consciência. Sistema nervoso, percepção e aprendizagem. Significados desses processos para a aprendizagem e a educação.

Método de trabalho (principais atividades):
Leituras das principais obras envolvidas nessa temática e apresentação de temas, organizados em grupos, em forma de seminários.

Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
a) Participação em aula (trata-se de aula presencial, com 85% de frequência obrigatória);
b) apresentações de trabalhos de duplas/grupos conforme cronograma a ser combinado na primeira aula;
c) pequeno paper – pequeno artigo – a ser entregue no final do semestre com a súmula dos estudos do semestre.

Bibliografia sugerida:

DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. Cia das Letras, 2011.
___. Em busca de Espinosa; prazer e dor na ciência dos sentimentos. Idem, 2004.
___. O mistério da consciência. Idem, 2000.
___. O erro de Descartes; emoção, razão e o cérebro humano. Idem, 1996.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento; ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognitivos. Ed. Vozes.
___. Comportamento, motor da evolução.
___. Adaptación vitale e psichologie de l’intelligence.
___. A tomada de consciência.
___. Fazer e compreender.
___. O nascimento da inteligência na criança. (Introdução)


Professor responsável: Fernando Becker

Linha de pesquisa: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Natureza: Seminário Avançado

Carga horária: 45

Créditos: 3




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs