Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

17/11/2016

Defesa de Proposta de Tese de LEANDRO ROSNIAK TIBOLA

A-   A  A+

Data: 21 de novembro de 2016 (segunda-feira)

Horário: 09h30min

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTED

Orientadora: Profª. Drª. Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (PPGIE/UFRGS)

Prof. Dr. Rafael Vasques Brandão (Colégio de Aplicação/UFRGS)

Prof. Dr. Danilo Teixeira Alves (UFPA)

Projeto: "FATORES ENSEJADORES DE ENGAJAMENTO EM AMBIENTES DE MUNDOS VIRTUAIS"

RESUMO: Os alunos deste milênio possuem familiaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação, usam dispositivos conectados às redes WiFi, acessam com frequência a Internet e as redes sociais e são usuários intensivos de jogos de computador e de vídeo games. Para estes alunos, a utilização de recursos e ambientes digitais é uma atividade natural em seu dia-a-dia. É de se esperar que a educação possa aproveitar a condição de domínio tecnológico dos alunos para proporcionar situações nas quais eles utilizem dispositivos e ambientes digitais que se assemelham com os que eles acessam diariamente, e projetá-los de tal maneira que possam promover um melhor desempenho acadêmico do aluno. Dentre as TICs, uma ferramenta que pode ser utilizada nas escolas com objetivos educacionais são os mundos virtuais 3D. Os mundos virtuais 3D apresentam algumas caraterísticas que merecem ser investigadas para serem utilizadas na educação, tais como: sensação de imersão, realismo, interação com o mundo virtual e relações sociais. Desta forma, os ambientes construídos nos mundos virtuais podem levar o aluno ao aumento de sua concentração e satisfação, o que, juntamente com outras características ali presentes, poderia criar condições para o aluno alcançar o estado de Flow. Entendendo que a partir destas situações há um potencial educacional a ser explorado, esta proposta de tese tem como objetivo investigar estratégias de design e suporte teórico, que forneça subsídio para a construção de laboratórios educacionais dentro dos mundos virtuais, capazes de levar o aluno ao engajamento nas atividades propostas e consequentemente criar condições para que ele atinja o estado de Flow. Almeja-se mostrar com esta proposta que características como interação, sensação de presença e realismo, presentes nos mundos virtuais, aliadas à construção de laboratórios educacionais engajadores e motivadores, e que permitam o registro das ações dos alunos em suas experiências, oportunizem identificar em quais condições o aluno entra no estado de Flow. Assim, se buscará diferenciar os elementos que oportunizam orientações para a criação de laboratórios educacionais em mundos virtuais, de modo que as atividades propostas nestes laboratórios possibilitem levar o aluno ao estado de Flow, uma vez que pesquisas tem indicado que o estado de Flow propicia melhor desempenho acadêmico.

Palavras-chave: Laboratórios Educacionais. Mundos Virtuais 3D. Engajamento. Gamificação. Estado de Flow.




NotíciasFeeds
Edital Seleção 2017/2: AGUARDE!

Calendário Acadêmico 2017/1

I WEBINÁRIO - Panorama das pesquisas em Computação Afetiva aplicada à educação no Brasil

Defesa de Proposta de Tese de CACILDA RAFAEL NHANISSE

Defesa de Tese de LUCIANE DA COSTA CUERVO

Conversa com o Prof. Dr. André Fernando Uebe Mansur

Defesa de Proposta de Tese de GUEDES ANTÓNIO CAETANO

Resultado da Eleição 2017-2018

Defesa de Tese de CRISTINA MARIA PESCADOR

Defesa de Tese de FRANCISCA KEYLE DE FREITAS VALE MONTEIRO

Defesa de Proposta de Tese de ANTONIO MANJATE JUNIOR

Defesa de Proposta de Tese de RODOLFO CIPRIANO JOÃO SALGADO

Defesa de Proposta de Tese de ARLETE MARIA VILANCULOS FERRÃO

Defesa de Tese de MAIRA TERESA GONÇALVES ROCHA

Defesa de Proposta de Tese de LEANDRO ROSNIAK TIBOLA

PRAE divulga editais de benefícios estudantis

Música em Pessoa apresenta a violonista Amanda Carpenedo

Pesquisadores desenvolvem fantoches eletrônicos para contação de histórias a crianças autistas

PPG em Saúde Coletiva realiza aula magna

Encontro reúne núcleos do Idiomas sem Fronteiras da Região Sul

Cinefilia e crítica de cinema no RS são tema de curso

Clínica do Instituto de Psicologia completa 40 anos

UFRGS começa implantação de novo sistema de cobrança nos RUs

Vida e obra de Cláudia Lima Marques são reconhecidas em premiação

Edital Campus Internacional tem inscrições prorrogadas para mobilidade acadêmica

Palestra de Rui Oppermann abre a programação das Conferências UFRGS 2017

Seminário aborda relações histórico-culturais entre Brasil e África

Instituto de Física promove curso de extensão para estudantes de Ensino Médio

Evento de história oral aborda democracia, direitos e diversidade

PPG em Alimentação, Nutrição e Saúde divulga edital de seleção do mestrado




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs