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17/11/2016

Defesa de Tese de MAIRA TERESA GONÇALVES ROCHA

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Data: 02 de dezembro de 2016 (sexta-feira)

Horário: 09h

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTED

Orientadora: Profª. Drª. Maria Cristina Villanova Biasuz

Coorientadora: Profª. Drª. Gabriela Trindade Perry

Banca Examinadora:

Profª. Drª. Profª. Drª. Marie Jane Soares Carvalho (PPGIE/UFRGS)

Profª. Drª. Daniela Pinheiro Machado Kern (PPGAV/UFRGS)

Prof. Dr. André Fernando Uebe Mansur (IFFluminense/ISECENSA)

Projeto: "PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM UM OLHAR DIALÓGICO: PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS TRAMAS ECOLÓGICAS"

Resumo: Esta Tese traz reflexões sobre processos de produção audiovisual, defendendo a ideia de que essa produção organizada por professores em formação, em relação dialógica com o contexto no qual estão inseridos, interligando as imagens a diferentes aspectos, poderia levar os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem ao reconhecimento do valor coletivo dessas práticas. O enfoque principal são os processos de produção audiovisual de professores em formação em Arte, delimitado neste estudo pelo contexto das tramas ecológicas, como um contexto propício a levar à instauração de diálogos, ampliação de campos de referência e produção de sentidos. A interação com as mídias digitais, disponibilizadas no campo educacional, surgem como ferramentas na construção do conhecimento que possibilitam reflexões sobre os processos éticos, estéticos e novos possíveis. O pensamento complexo, possibilitado por um olhar que dialoga com o contexto em que se está inserido e pela interligação de saberes   como proposto por Morin, permitiu identificar processos de produção audiovisual, possibilitados por modos de organização e estratégias, através de interações com o meio e com atores sociais, caracterizados por retroações e recursividade que levam à interligação de diferentes conhecimentos. Para análise desses processos foi considerado o dialogismo de Bakthin que gerou os conceitos de polifonia, exotopia e cronotopia, que evidenciam aspectos das várias vozes, tempo e espaço da relação dialógica e atribuição de sentidos à obra criada/observada. A metodologia dessa análise de processos de produção audiovisual dos sujeitos é qualitativa e desenvolveu-se em uma abordagem de pesquisa-participante, sugerida por Brandão e Borges (2007), que levam em consideração o conhecer, o pensar e o intervir, a exploração da comunidade, a identificação das necessidades básicas e a elaboração de estratégia educativa. Foi considerado ainda a Pedagogia da Autonomia de Freire (2002), no que se refere à escuta das narrativas dos participantes sobre suas experiências cotidianas, entendidas neste estudo, como fator preponderante à pesquisa. Dessa forma, os processos analisados dizem respeito ao resultado de diferentes atividades audiovisuais vivenciadas por professores em formação em Arte e artesãos, produtores de tramas ecológicas ou objetos em fibras vegetais, com diferentes faixas etárias, e restringem-se especificamente aos registros fotográficos e videográficos sobre o processo artesanal desses objetos, inter-relacionados ou não aos aspectos culturais e educacionais que envolvem esse fazer. Esses resultados apontam para a importância do desenvolvimento de um olhar dialógico, possibilitado pela interação com as mídias de seu tempo na construção do conhecimento.

Palavras chaves: Audiovisual. Formação de Professor de Arte. Tramas Ecológicas.




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