Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

18/11/2016

Defesa de Proposta de Tese de RODOLFO CIPRIANO JOÃO SALGADO

A-   A  A+

Data: 07 de dezembro de 2016 (quarta-feira)

Horário: 14hs

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTED

Orientadora: Profª. Drª. Margarete Axt

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (PPGIE/UFRGS)

Profª. Drª. Cíntia Inês Boll (FACED/UFRGS)

Profª. Drª. Gilse Antoninha Morgental Falkembach (ULBRA)

Projeto: "A INTERAÇÃO DIALÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PRODUÇÃO DE SENTIDO NUMA PERSPECTIVA (EST)ÉTICA"

RESUMO: A educação escolar coloca a produção de sentidos em uma camisa de forças por meio do dualismo ?certo? ou ?errado?, pela ausência de empatia e de um encontro de singularidade do sujeito na sua unicidade, através da cientificidade no processo de ensino e aprendizagem, entretanto o pensamento filosófico-linguístico de Bakhtin engendra-se como um dispositivo de in(ter)venção dialógica que propõe pensar a educação, a pesquisa, a formação e prática pedagógica, operando conceitos filosóficos (dialogismo, ética, estética, autoria, enunciação?), na prática, para a produção polissêmica de sentido em contextos vivenciais de enunciação que instauram a construção de conhecimento. É neste contexto que surge o projeto de tese, refletindo em relação à abordagem da educação a distância em Moçambique, particularmente na Universidade Pedagógica, em termos de uso da linguagem como um dispositivo dialógico; porque constatei uma propensão em trabalhar-se com a linguagem científica, a priori, própria do tutor, contudo estranha para o estudante que não consegue fazer uma leitura que lhe possibilite interpretar a sua compreensão e contextualizar para que o outro possa compreender e participar. Assim, foco a pesquisa nos tutores e professores, (que são estudantes da graduação em educação a distância), e pergunto-me: Quais seriam as condições a propor, na interação em educação a distância, para a mesma se tornar dialógica no ambiente virtual da aprendizagem, produzindo sentido na perspectiva ética e estética? A pesquisa vai intervir na formação do professor que é estudante da graduação em educação a distância e o tutor, propondo a interação virtual dialógica entre estes e os tutores no ambiente virtual de aprendizagem de Moodle e WhatsApp. Com o objetivo de analisar a produção de sentido, amparado numa perspectiva ética e estética, a partir da interação virtual dialógica em educação a distância. A proposta tem uma metodologia das ciências humanas na educação, fundamentado em Bakhtin, particularmente, uma pesquisa-formação direcionada a professores, baseada em Axt. O pressuposto teórico é, também, embasado em Bakhtin. Espero que a pesquisa abra possibilidades criadoras para a leitura do mundo, o agir ético e estético na formação e na docência do formado e pensar como na potência criativa da plenitude do ser humano.

Palavras-chave: Dialogismo. Educação a Distância. Tecnologia na Educação. Produção de Sentido. Agir Ético-estético.




NotíciasFeeds
Edital Seleção 2017/2: AGUARDE!

Calendário Acadêmico 2017/1

I WEBINÁRIO - Panorama das pesquisas em Computação Afetiva aplicada à educação no Brasil

Defesa de Proposta de Tese de CACILDA RAFAEL NHANISSE

Defesa de Tese de LUCIANE DA COSTA CUERVO

Conversa com o Prof. Dr. André Fernando Uebe Mansur

Defesa de Proposta de Tese de GUEDES ANTÓNIO CAETANO

Resultado da Eleição 2017-2018

Defesa de Tese de CRISTINA MARIA PESCADOR

Defesa de Tese de FRANCISCA KEYLE DE FREITAS VALE MONTEIRO

Defesa de Proposta de Tese de ANTONIO MANJATE JUNIOR

Defesa de Proposta de Tese de RODOLFO CIPRIANO JOÃO SALGADO

Defesa de Proposta de Tese de ARLETE MARIA VILANCULOS FERRÃO

Defesa de Tese de MAIRA TERESA GONÇALVES ROCHA

Defesa de Proposta de Tese de LEANDRO ROSNIAK TIBOLA

Conselho Universitário debate situação nacional

PPGEDU oferece vagas em seminários especiais

Oficina de letra na canção com Alice Ruiz e Estrela Leminski recebe inscrições

Momento do Patrimônio aborda a exposição Paisagens da Memória

Vacina contra a gripe está disponível para os servidores da UFRGS

Comitê de Governança Digital realiza primeira reunião

Começa hoje a 5ª Semana da África na UFRGS

Mostra reúne trabalhos de ex-alunos do bacharelado em Artes Visuais

Sala Redenção exibe Mostra Jerry Lewis

ILEA e ADUFRGS promovem debate sobre perspectivas da universidade latino-americana

Ação em saúde sobre alimentação saudável é oferecida para servidores

SUINFRA recebe inscrições para acesso aos estacionamentos do Campus do Vale

PPG Bioquímica promove seminários com temáticas em neurociências e biologia celular

Violonista argentino faz recital no Instituto de Artes

Sábado de Portas Abertas na UFRGS




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs