Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

18/11/2016

Defesa de Proposta de Tese de RODOLFO CIPRIANO JOÃO SALGADO

A-   A  A+

Data: 07 de dezembro de 2016 (quarta-feira)

Horário: 14hs

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTED

Orientadora: Profª. Drª. Margarete Axt

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (PPGIE/UFRGS)

Profª. Drª. Cíntia Inês Boll (FACED/UFRGS)

Profª. Drª. Gilse Antoninha Morgental Falkembach (ULBRA)

Projeto: "A INTERAÇÃO DIALÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PRODUÇÃO DE SENTIDO NUMA PERSPECTIVA (EST)ÉTICA"

RESUMO: A educação escolar coloca a produção de sentidos em uma camisa de forças por meio do dualismo ?certo? ou ?errado?, pela ausência de empatia e de um encontro de singularidade do sujeito na sua unicidade, através da cientificidade no processo de ensino e aprendizagem, entretanto o pensamento filosófico-linguístico de Bakhtin engendra-se como um dispositivo de in(ter)venção dialógica que propõe pensar a educação, a pesquisa, a formação e prática pedagógica, operando conceitos filosóficos (dialogismo, ética, estética, autoria, enunciação?), na prática, para a produção polissêmica de sentido em contextos vivenciais de enunciação que instauram a construção de conhecimento. É neste contexto que surge o projeto de tese, refletindo em relação à abordagem da educação a distância em Moçambique, particularmente na Universidade Pedagógica, em termos de uso da linguagem como um dispositivo dialógico; porque constatei uma propensão em trabalhar-se com a linguagem científica, a priori, própria do tutor, contudo estranha para o estudante que não consegue fazer uma leitura que lhe possibilite interpretar a sua compreensão e contextualizar para que o outro possa compreender e participar. Assim, foco a pesquisa nos tutores e professores, (que são estudantes da graduação em educação a distância), e pergunto-me: Quais seriam as condições a propor, na interação em educação a distância, para a mesma se tornar dialógica no ambiente virtual da aprendizagem, produzindo sentido na perspectiva ética e estética? A pesquisa vai intervir na formação do professor que é estudante da graduação em educação a distância e o tutor, propondo a interação virtual dialógica entre estes e os tutores no ambiente virtual de aprendizagem de Moodle e WhatsApp. Com o objetivo de analisar a produção de sentido, amparado numa perspectiva ética e estética, a partir da interação virtual dialógica em educação a distância. A proposta tem uma metodologia das ciências humanas na educação, fundamentado em Bakhtin, particularmente, uma pesquisa-formação direcionada a professores, baseada em Axt. O pressuposto teórico é, também, embasado em Bakhtin. Espero que a pesquisa abra possibilidades criadoras para a leitura do mundo, o agir ético e estético na formação e na docência do formado e pensar como na potência criativa da plenitude do ser humano.

Palavras-chave: Dialogismo. Educação a Distância. Tecnologia na Educação. Produção de Sentido. Agir Ético-estético.




NotíciasFeeds
Edital Seleção 2017/2: AGUARDE!

Calendário Acadêmico 2017/1

I WEBINÁRIO - Panorama das pesquisas em Computação Afetiva aplicada à educação no Brasil

Defesa de Proposta de Tese de CACILDA RAFAEL NHANISSE

Defesa de Tese de LUCIANE DA COSTA CUERVO

Conversa com o Prof. Dr. André Fernando Uebe Mansur

Defesa de Proposta de Tese de GUEDES ANTÓNIO CAETANO

Resultado da Eleição 2017-2018

Defesa de Tese de CRISTINA MARIA PESCADOR

Defesa de Tese de FRANCISCA KEYLE DE FREITAS VALE MONTEIRO

Defesa de Proposta de Tese de ANTONIO MANJATE JUNIOR

Defesa de Proposta de Tese de RODOLFO CIPRIANO JOÃO SALGADO

Defesa de Proposta de Tese de ARLETE MARIA VILANCULOS FERRÃO

Defesa de Tese de MAIRA TERESA GONÇALVES ROCHA

Defesa de Proposta de Tese de LEANDRO ROSNIAK TIBOLA

PRAE divulga editais de benefícios estudantis

Música em Pessoa apresenta a violonista Amanda Carpenedo

Pesquisadores desenvolvem fantoches eletrônicos para contação de histórias a crianças autistas

PPG em Saúde Coletiva realiza aula magna

Encontro reúne núcleos do Idiomas sem Fronteiras da Região Sul

Cinefilia e crítica de cinema no RS são tema de curso

Clínica do Instituto de Psicologia completa 40 anos

UFRGS começa implantação de novo sistema de cobrança nos RUs

Vida e obra de Cláudia Lima Marques são reconhecidas em premiação

Edital Campus Internacional tem inscrições prorrogadas para mobilidade acadêmica

Palestra de Rui Oppermann abre a programação das Conferências UFRGS 2017

Seminário aborda relações histórico-culturais entre Brasil e África

Instituto de Física promove curso de extensão para estudantes de Ensino Médio

Evento de história oral aborda democracia, direitos e diversidade

PPG em Alimentação, Nutrição e Saúde divulga edital de seleção do mestrado




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs