Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

24/11/2016

Defesa de Tese de FRANCISCA KEYLE DE FREITAS VALE MONTEIRO

A-   A  A+

Data: 12 de dezembro de 2016 (segunda-feira)

Horário: 14h

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTEDOrientador: Prof. Dr. Dante Augusto Couto Barone

Coorientadora: Profª. Drª. Magda BerchtBanca Examinadora:

Profª. Drª. Liliana Maria Passerino (PPGIE/UFRGS)

Prof. Dr. José Valdeni de Lima (PPGIE/UFRGS)

Profª. Drª. Lenisa Brandão (IP/UFRGS)

Profª. Drª. Patrícia Brandalise Scherer Bassani (Feevale)

Projeto: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA PESSOAS COM TEA: UMA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM CONTEXTOS ESCOLARES MARANHENSES "Resumo: Esta tese discute a nova classificação do Transtorno doEspectro Autista (TEA), segundo Grananã, (2014), a partir da atualização do DSM- V, (Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders, Fifth Edition -Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais - quinta edição).Resgatou-se historicamente a Formação de Professores e a ComunicaçãoAltenativa, articuladas com as tecnologias assistivas no âmbito das PolíticasPúblicas da Educação. Tem como principais objetivos: propor e investigar uma formaçãode professores com recursos tecnológicos  em Comunicação Alternativa, para auxiliar o professor em sua práxisdocente nas salas de recursos multifuncionais – SRM de alunos com TEA na redemunicipal de ensino de São Luís – Maranhão. A pesquisa realizou-se sob aperspectiva sócio-histórica com observações, visitas em 05 (cinco) escolas eentrevistas com docentes-partícipes, aplicação de questionários, (antes,durante e depois) da formação presencial “Tech Educ Especial”, implementada em03 (três) experimentos formativos, (presencial, móvel itinerante, e deconsulta). A metodologia desenvolvida enquanto estudo de caso, foi a DCC,Desenvolvimento Centrado nos Contextos de uso do software e suas correlações, ebase teórica em: NOVOA, (1992, 1995); VYGOTSKY,(1998); PIMENTA, BOSA, (2002)YIN, R. K. (2003), TARDIF, (2005, 2006); VEIGA (2006), BEZ, BONOTTO, (2014) SANTOS et. all (2016) e adaptaçõesrealizadas conforme o encontrado nos contextos escolares maranhenses e a partirda questão de pesquisa: De que maneira uma formação de professores com autilização do Sistema de Comunicação Alternativa contribui para a práxisdocente nas salas de recursos multifuncionais dos alunos com TEA – Transtornodo Espectro Autista ?  Trinta (30)professores que responderam os questionários aplicados, dos quais 03 (três)deles tornaram-se multcasos, pois fazem AEE com práticas de comunicaçãoalternativa. Constatou-se modificações positivas na postura docente, noplanejamento de atividades pedagógicas, enfim, na ação pedagógica, bem como nointeresse de estudos afins, e na história sociocultural do contexto em que oprofessor de AEE está inserido, além de sua própria história enquantoprofessor, (perfil encontrado).

Palavras-Chave: Formação  de Professores, Comunicação Alternativa, TEA, T.A.




NotíciasFeeds
Edital Seleção 2017/2: AGUARDE!

Calendário Acadêmico 2017/1

I WEBINÁRIO - Panorama das pesquisas em Computação Afetiva aplicada à educação no Brasil

Defesa de Proposta de Tese de CACILDA RAFAEL NHANISSE

Defesa de Tese de LUCIANE DA COSTA CUERVO

Conversa com o Prof. Dr. André Fernando Uebe Mansur

Defesa de Proposta de Tese de GUEDES ANTÓNIO CAETANO

Resultado da Eleição 2017-2018

Defesa de Tese de CRISTINA MARIA PESCADOR

Defesa de Tese de FRANCISCA KEYLE DE FREITAS VALE MONTEIRO

Defesa de Proposta de Tese de ANTONIO MANJATE JUNIOR

Defesa de Proposta de Tese de RODOLFO CIPRIANO JOÃO SALGADO

Defesa de Proposta de Tese de ARLETE MARIA VILANCULOS FERRÃO

Defesa de Tese de MAIRA TERESA GONÇALVES ROCHA

Defesa de Proposta de Tese de LEANDRO ROSNIAK TIBOLA

Conselho Universitário debate situação nacional

PPGEDU oferece vagas em seminários especiais

Oficina de letra na canção com Alice Ruiz e Estrela Leminski recebe inscrições

Momento do Patrimônio aborda a exposição Paisagens da Memória

Vacina contra a gripe está disponível para os servidores da UFRGS

Comitê de Governança Digital realiza primeira reunião

Começa hoje a 5ª Semana da África na UFRGS

Mostra reúne trabalhos de ex-alunos do bacharelado em Artes Visuais

Sala Redenção exibe Mostra Jerry Lewis

ILEA e ADUFRGS promovem debate sobre perspectivas da universidade latino-americana

Ação em saúde sobre alimentação saudável é oferecida para servidores

SUINFRA recebe inscrições para acesso aos estacionamentos do Campus do Vale

PPG Bioquímica promove seminários com temáticas em neurociências e biologia celular

Violonista argentino faz recital no Instituto de Artes

Sábado de Portas Abertas na UFRGS




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs