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24/11/2016

Defesa de Tese de FRANCISCA KEYLE DE FREITAS VALE MONTEIRO

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Data: 12 de dezembro de 2016 (segunda-feira)

Horário: 14h

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTEDOrientador: Prof. Dr. Dante Augusto Couto Barone

Coorientadora: Profª. Drª. Magda BerchtBanca Examinadora:

Profª. Drª. Liliana Maria Passerino (PPGIE/UFRGS)

Prof. Dr. José Valdeni de Lima (PPGIE/UFRGS)

Profª. Drª. Lenisa Brandão (IP/UFRGS)

Profª. Drª. Patrícia Brandalise Scherer Bassani (Feevale)

Projeto: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA PESSOAS COM TEA: UMA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM CONTEXTOS ESCOLARES MARANHENSES "Resumo: Esta tese discute a nova classificação do Transtorno doEspectro Autista (TEA), segundo Grananã, (2014), a partir da atualização do DSM- V, (Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders, Fifth Edition -Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais - quinta edição).Resgatou-se historicamente a Formação de Professores e a ComunicaçãoAltenativa, articuladas com as tecnologias assistivas no âmbito das PolíticasPúblicas da Educação. Tem como principais objetivos: propor e investigar uma formaçãode professores com recursos tecnológicos  em Comunicação Alternativa, para auxiliar o professor em sua práxisdocente nas salas de recursos multifuncionais – SRM de alunos com TEA na redemunicipal de ensino de São Luís – Maranhão. A pesquisa realizou-se sob aperspectiva sócio-histórica com observações, visitas em 05 (cinco) escolas eentrevistas com docentes-partícipes, aplicação de questionários, (antes,durante e depois) da formação presencial “Tech Educ Especial”, implementada em03 (três) experimentos formativos, (presencial, móvel itinerante, e deconsulta). A metodologia desenvolvida enquanto estudo de caso, foi a DCC,Desenvolvimento Centrado nos Contextos de uso do software e suas correlações, ebase teórica em: NOVOA, (1992, 1995); VYGOTSKY,(1998); PIMENTA, BOSA, (2002)YIN, R. K. (2003), TARDIF, (2005, 2006); VEIGA (2006), BEZ, BONOTTO, (2014) SANTOS et. all (2016) e adaptaçõesrealizadas conforme o encontrado nos contextos escolares maranhenses e a partirda questão de pesquisa: De que maneira uma formação de professores com autilização do Sistema de Comunicação Alternativa contribui para a práxisdocente nas salas de recursos multifuncionais dos alunos com TEA – Transtornodo Espectro Autista ?  Trinta (30)professores que responderam os questionários aplicados, dos quais 03 (três)deles tornaram-se multcasos, pois fazem AEE com práticas de comunicaçãoalternativa. Constatou-se modificações positivas na postura docente, noplanejamento de atividades pedagógicas, enfim, na ação pedagógica, bem como nointeresse de estudos afins, e na história sociocultural do contexto em que oprofessor de AEE está inserido, além de sua própria história enquantoprofessor, (perfil encontrado).

Palavras-Chave: Formação  de Professores, Comunicação Alternativa, TEA, T.A.




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