Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

30/11/2016

Defesa de Proposta de Tese de GUEDES ANTÓNIO CAETANO

A-   A  A+

Data: 05 de dezembro de 2016 (segunda-feira)

Horário: 10hs

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTEDOrientador: Prof. Dr. Milton Antonio ZaroBanca Examinadora:

Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (PPGIE/UFRGS)

Prof. Dr. Fernando Schnaid (Faced/UFRGS)

Prof. Dr. Felisberto Felix Singo (UP - Moçambique)

Projeto: "USO DO LIVRO INTERATIVO MULTIMÍDIA NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA EM MOÇAMBIQUE: IMPACTO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DA 7ª CLASSE"

RESUMO: O presente projeto de tese tem como objetivo comparar o desempenho dos alunos que usam o Livro Interativo Multimídia com os alunos que não usam na aprendizagem da matemática da 7ª classe em uma escola primária de Moçambique. Para o efeito foram criadas duas hipótese sendo a hipótese nula O uso do livro interativo Multimídia na aprendizagem de matemática não melhora o desempenho dos alunos e a hipótese alternativa o uso do livro interativo Multimídia na aprendizagem de matemática melhora o desempenho dos alunos. O objeto de aprendizagem foi desenvolvido a partir da ferramenta Web gratuita EdiLim. O estudo decorreu num total de vinte horas e participaram do estudo 20 alunos com idades compreendidas entre 11 e 17 anos. Durante o estudo o pesquisador utilizou um diário de bordo para anotar situações espontâneas e não previstas que decorreram. Dado o fato de que a aprendizagem depende de muitos fatores recorreu-se ao método clínico - provas operatórias de conservação de número, líquido e comprimento para aferir o estádio de desenvolvimento cognitivo dos participantes. Para comparar o desempenho dos alunos recorreu-se a uma pesquisa experimental utilizando-se o plano com grupo de controle, mas onde se utiliza apenas o pós-teste. Para validar as hipóteses recorreu-se ao teste t de student que se aponta como sendo o mais adequado para amostras pequenas. Apesar dos alunos terem gostado da experiência obtida, verifica-se que através da análise do teste t que o desempenho do grupo experimental não é significativamente maior para se poder aferir que o fator experimental, o livro interativo Multimídia, melhorou o desempenho dos alunos na aprendizagem de matemática. Provavelmente, a razão do grupo experimental não ter obtido uma média significativamente maior em relação ao grupo de controle deve-se ao fato da amostra implementada no estudo não ter sido significativamente maior ou a forma como o objeto de aprendizagem foi implementado não ter criado um impacto significativo na forma de pensar em matemática utilizando computador. Outro fator que provavelmente pode ter afetado a significância da média pode ter sido o tempo reduzido em que o experimento decorreu. Pretende-se dar seguimento a este estudo através de ações futuras, refazendo o experimento com uma amostra mais representativa em um tempo mais longo-um semestre.

Palavras-chaves: Livro Interativo Multimídia; Desempenho; Objeto de Aprendizagem; EdiLim; Método-Clínico; Pesquisa Experimental; Teste-t.




NotíciasFeeds
Edital Seleção 2017/2: AGUARDE!

Calendário Acadêmico 2017/1

I WEBINÁRIO - Panorama das pesquisas em Computação Afetiva aplicada à educação no Brasil

Defesa de Proposta de Tese de CACILDA RAFAEL NHANISSE

Defesa de Tese de LUCIANE DA COSTA CUERVO

Conversa com o Prof. Dr. André Fernando Uebe Mansur

Defesa de Proposta de Tese de GUEDES ANTÓNIO CAETANO

Resultado da Eleição 2017-2018

Defesa de Tese de CRISTINA MARIA PESCADOR

Defesa de Tese de FRANCISCA KEYLE DE FREITAS VALE MONTEIRO

Defesa de Proposta de Tese de ANTONIO MANJATE JUNIOR

Defesa de Proposta de Tese de RODOLFO CIPRIANO JOÃO SALGADO

Defesa de Proposta de Tese de ARLETE MARIA VILANCULOS FERRÃO

Defesa de Tese de MAIRA TERESA GONÇALVES ROCHA

Defesa de Proposta de Tese de LEANDRO ROSNIAK TIBOLA

PRAE divulga editais de benefícios estudantis

Música em Pessoa apresenta a violonista Amanda Carpenedo

Pesquisadores desenvolvem fantoches eletrônicos para contação de histórias a crianças autistas

PPG em Saúde Coletiva realiza aula magna

Encontro reúne núcleos do Idiomas sem Fronteiras da Região Sul

Cinefilia e crítica de cinema no RS são tema de curso

Clínica do Instituto de Psicologia completa 40 anos

UFRGS começa implantação de novo sistema de cobrança nos RUs

Vida e obra de Cláudia Lima Marques são reconhecidas em premiação

Edital Campus Internacional tem inscrições prorrogadas para mobilidade acadêmica

Palestra de Rui Oppermann abre a programação das Conferências UFRGS 2017

Seminário aborda relações histórico-culturais entre Brasil e África

Instituto de Física promove curso de extensão para estudantes de Ensino Médio

Evento de história oral aborda democracia, direitos e diversidade

PPG em Alimentação, Nutrição e Saúde divulga edital de seleção do mestrado




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs